Zezé Motta celebra o Dia da Mulher Negra em live inédita com música, militância e solidariedade

Foto: Sthep Munnier

Zezé Motta – Mulher Negra” trará depoimentos de Maju Coutinho, Sheron Menezzes, Camila Pitanga e muitas outras mulheres, além de arrecadar para o Retiro dos Artistas

O Dia 25 de Julho é uma data para trazer à memória de todos nós a luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas para uma sociedade mais justa. É um dia especial para relembrar a história de Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo da resistência contra a escravização. Neste dia, Zezé Motta, ícone negro da cultura brasileira, promete não deixar a data passar em branco. Com mais de 50 anos de carreira, Zezé é a típica mulher da pele preta que enfrentou a ditadura desse país livre e nua, se tornou figura respeitada da música, televisão e cinema, venceu o racismo e o preconceito, quebrou paradigmas e desde os anos 70 vem usando seu espaço na mídia para denunciar, lutar e reivindicar a questão do negro. E com seu canto de luta e resistência, a artista é a estrela da live “Zezé Motta – Mulher Negra” que será transmitida neste sábado, às 16h, em todos os canais oficiais da cantriz (Youtube, Instagram e Facebook).

A gravação ocorrerá de frente para um dos principais cartões postais da Cidade Maravilhosa, diretamente do terraço do hotel Yoo2 Rio de Janeiro, com vista deslumbrante para o Pão de Açúcar e Enseada de Botafogo.

Um canto de resistência

No repertório, músicas que consagraram seu contralto poderoso na mpb e que também inspiraram compositores como Moraes Moreira, Luiz Melodia e Rita Lee a lhe entregarem canções inéditas para gravar. Também farão parte músicas onde Zezé foi inspiração para compositores, como por exemplo “Tigresa”, de Caetano Veloso.

“Essas homenagens são importantes porque significam o reconhecimento de uma batalha para construir uma carreira. Iniciar uma carreira em qualquer segmento é difícil e mantê-la é mais complicado, ainda mais com os conflitos que temos, sejam eles de gênero ou de cor.  Agradeço a Deus todos os dias por ter batalhado e conseguido. Certa vez ouvi da saudosa Lélia Gonzalez, “Nós não temos tempos para lamúrias. Temos que arregaçar as mangas e virar esse jogo”. E essa frase ficou definitiva na minha vida. Hoje não sofro com a discriminação racial, mas aproveito o espaço da mídia para denunciar, combater. E vejo isso como uma missão. ” Afirma Zezé Motta.

live será apresentada por Luiza Brasil, comunicadora e fashionista, hoje uma das principais influenciadoras quando o assunto é raça e gênero. Quem divide o comando da apresentação com Luiza é a atriz Aline Dias, atualmente na novela ‘Salve-se Quem Puder’, da Globo. Aline ganhou notoriedade na mídia aos 25 anos, quando foi a primeira protagonista negra de Malhação.

A ação pretende trazer ao público informações e dados importantes sobre as questões da mulher negra. O roteiro leva assinatura da cineasta Yasmin Thayná, criadora do Afrolix, plataforma que reúne produções de artistas negros, e que foi vencedora do “Oscar africano” pelo curta ‘’Kbela”. A direção é de Consuelo Cruz, editora de conteúdo no Youtube do canal GNT. Consuelo é também uma das líderes do Diáspora, grupo étnico-racial do grupo Globo. A realização é da Entusiasmo Entretenimento e produção de Vinícius Belo Relações Públicas.

Mulheres Negras

Através de depoimentos, participam da live mulheres negras que hoje são referência no Brasil, nomes como o da jornalista e apresentadora Maju Coutinho, as atrizes Camila PitangaCris Vianna, Taís AraújoJuliana AlvesIsabel FillardisAdriana LessaJeniffer NascimentoSheron MenezzesJessica EllenLuana Xavier, Erika Jannuza, entre outras. Para todas, Zezé Motta abriu caminhos nas artes, tornando-se grande fonte de inspiração. Thelminha, a grande campeã do BBB 20 também participa com um emocionante depoimento. 

Solidariedade

Projetos como este, em meio à pandemia, têm ajudado instituições que atuam na área de saúde ou que assistem aqueles que estão em situação de vulnerabilidade em tempos do novo coronavírus. E pensando nisso,  Zezé Motta, vice-presidente  do Retiro dos Artistas, decidiu engajar sua live para que o seu público possa ser solidário. Será disponibilizado um QR Code, onde doações poderão ser realizadas para a instituição. O Retiro dos Artistas fez 100 anos e abriga a história viva da Cultura Brasileira, guardando uma rica história não só artística, mas social e assistencial. As doações que acontecerão simultaneamente à live, continuarão ao longo dos dias, a apresentação ficará disponível no YouTube.

Zezé – a mulher negra

Seja no cinema ou na TV, durante seus mais de 50 anos de carreira, Zezé rompe barreiras e coloca no centro da cena artística nacional as múltiplas dimensões do protagonismo feminino e negro em tela. O seu imenso talento e carreira inspiram atuais e futuras gerações de mulheres que lutam por expressão, espaço e oportunidade.

Firmada no cenário artístico como umas das atrizes mais completas, talentosas e carismáticas do Brasil, cantora, mãe de quatro filhos, avó, ativista. São 14 discos, mais de 40 projetos na TV e mais de 50 filmes. Impossível não se orgulhar. Não apenas pelos números. Mas também por sua história de luta contra o racismo. Esta é Zezé Motta.

Live: Zezé Motta – Mulher Negra

Data: 25 de julho (sábado)

Horário: das 16h às 17:30 – gratuito

Onde: www.youtube.com/zezemotta7

          www.instagram.com/zezemotta

          www.facebook.com/zezemotta7

Apresentação: Luiza Brasil e Aline Dias

Apresentação musical: Zezé Motta

Roteiro: Tasmin Thayná

Direção: Consuelo Cruz

Realização: Entusiasmo Entretenimento

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*