Vale renova parceria com École 42 para formação em tecnologia no Rio

Iniciativa permite formação 100% gratuita de novos engenheiros de software e programadores, e leva ao mercado profissionais com perfis diversos. Nova fase da parceria irá contemplar também alunos do pré-vestibular comunitário do Redes da Maré

Vale e a École 42, uma das melhores formações em programação e engenharia de software do mundo, renovaram em 2023 a parceria que existe desde 2019 e que possibilitou a inclusão de 173 pessoas na formação gratuita por meio da trilha de ensino da 42 no Rio de Janeiro. Neste novo momento, a união de forças tem como público-alvo os alunos do pré-vestibular comunitário do Redes da Maré, que participarão do processo seletivo da 42. Ao final, os aprovados receberão bolsa para cursar todo o período de estudos.

Criada na França e presente em 29 países, a École 42 tem uma metodologia exclusiva e inovadora baseada na aprendizagem por projetos (peer-to-peer) e no trabalho em equipe. Sua missão global é transformar o ecossistema tech em um ambiente mais diverso, criativo, colaborativo e consciente. Por isso incentiva o ingresso de pessoas não masculinas, negras, LGBTQIA+ e, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, também oferece auxílio financeiro, uma forma de garantir a possibilidade de participação nas trilhas de ensino. No Rio, o grupo de alunos é composto por 44% de pessoas negras (pardas e pretas) e a maioria (56,7%) integra as classes C e D.

“A Vale acreditou na 42 desde sua fundação e ao ver na prática que a tecnologia é também um instrumento de inclusão e redução da pobreza, dobrou a aposta envolvendo seus parceiros e os times de responsabilidade social, tecnologia e recrutamento. Isso nos orgulha, pois é a chancela da qualidade da 42 e a oportunidade para transformar a vida de diversos jovens cariocas, os tornando engenheiros de software padrão mundial”, celebra Hector Gusmão, founder da 42 no Rio. 

“A tecnologia e a inovação são importantes ferramentas de transformação social. Por isso, a parceria com uma instituição de referência como a École 42 é tão significativa para a Vale. E poder contribuir para a aproximação da 42 com a Redes da Maré torna a parceria ainda mais potente. A participação de jovens da Maré nesta jornada será uma oportunidade de aprendizado mútuo e de ricas possibilidades futuras. Ter jovens da Maré se formando na École 42 reafirma a nossa ideia de que é pela articulação de esforços que a mudança se faz possível”, afirma Flávia Constant, diretora-presidente da Fundação Vale.

“Acreditamos que essa parceria é uma forma de contribuir para a ampliação das condições de empregabilidade e renda desses jovens. É uma iniciativa que se soma a outras ações que a Vale vem realizando e que buscam promover o desenvolvimento profissional de grupos minorizados nas comunidades onde atuamos para que possamos colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e com equidade de oportunidades”, afirma Salim Khouri, Head de Talentos e Diversidade da Vale.

Márcio Gonçalves de Oliveira, de 31 anos, é aluno da primeira turma da 42 e está em formação desde maio de 2022. Conheceu a École quando morava no Morro da Providência, em 2019, por meio do programa Impulso Digital, ação fruto da parceria entre a 42 e a Vale com o objetivo de sensibilizar jovens de territórios periféricos para a área tech. O projeto alcançou 200 pessoas de 47 comunidades. A última fase do programa era participar do processo seletivo para ingresso na 42 e dessa forma Márcio iniciou sua formação.

“Eu trabalhava como auxiliar de logística, mas buscava uma transição de carreira. A 42 superou minhas expectativas. O clima é muito bom, gosto da forma como eles lidam com as pessoas e do método, que é muito diferente e nos prepara, de fato, para os desafios reais do trabalho.. Mesmo com menos de um ano de formação me sinto seguro para participar de processos seletivos. Em breve vou , finalmente, mudar de vida”, conta Márcio, que é pai do Miguel e da Manu, de 4 e 1 anos, respectivamente, e abriu mão do emprego para seguir no curso e hoje recebe o auxílio financeiro da escola.

Reconhecida internacionalmente pela excelência em educação inovadora, a 42 está presente no Rio de Janeiro desde 2019. Com a pandemia, a primeira formação foi adiada e teve início presencialmente em 2022 com 173 alunos. “A instituição lidera a tendência da humanização do ensino de tecnologia, pois o ser humano, sobretudo a construção de relações e a troca de conhecimento de forma colaborativa, está no centro da metodologia da 42, completa Juliana Naveiro, head de comunicação da 42 no Rio. Passaram pela formação profissionais que hoje atuam em empresas como Red Hat, Wildlife Studios, Tempest Security Intelligence, Icatu, Banco Bocom BBM e Radix.

Sobre a Vale

A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação nos cinco continentes. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo.

A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.

Sobre a École 42

A École 42 é uma das melhores escolas de programação e engenharia de software do mundo. A formação é gratuita e possui uma metodologia exclusiva e inovadora baseada na aprendizagem por projetos e no trabalho em equipe. Forma, em até 2 anos, futuras lideranças e talentos capazes de resolver problemas complexos e desenvolver tecnologias que serão a base da economia, sociedade e trabalho do futuro. A organização sem fins lucrativos presente no Brasil desde 2019 tem como missão ampliar o acesso a uma aprendizagem mais humana e busca transformar o ecossistema de tecnologia em um ambiente mais diverso, criativo, colaborativo e consciente.

Fundada em 2013 em Paris, a École 42 é uma iniciativa global de educação e inovação e possui hoje 50 campi em 29 países com mais de 37 mil human coders espalhados pelo globo. No Brasil a escola tem unidades em São Paulo e Rio de Janeiro.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*