Vacinação contra hepatite B e C é uma das ações do Julho Amarelo em SG

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo iniciou, ontem (13), a ação especial do Julho Amarelo, mês voltado ao combate às hepatites virais B e C. Até a próxima sexta-feira (17), das 9h às 17h, a Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis – Cazuza, na Parada 40, contará com equipe realizando testes rápidos e vacinação. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da doença.

Para garantir a saúde e segurança dos presentes, a testagem das hepatites B e C, e a vacinação da hepatite B e da Gripe Influenza estão sendo realizadas na área externa da unidade, respeitando o distanciamento social. Outra opção de imunização é através do serviço drive thru, onde a pessoa que estiver de carro poderá ser vacinada sem sair do veículo.  

A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) do município, Monique Gonzalez, reafirma a necessidade e importância dos testes rápidos e da vacinação.

“As hepatites virais são doenças silenciosas e atacam principalmente o fígado. Entendemos que, apesar do momento de isolamento social, não podemos deixar o Julho Amarelo passar sem conscientizar a população que muitas vezes nem percebe que tem a doença. Por isso, os testes rápidos são necessários para identificar a doença e já iniciar com o tratamento”, explica.

São Gonçalo foi o primeiro município do Estado do Rio a receber do Ministério da Saúde um equipamento que detecta e quantifica com alta sensibilidade, a carga viral rápida para os vírus da hepatite C e do HIV. Em funcionamento desde março, a máquina é capaz de dar o resultado do exame no mesmo dia, sendo primordial para que o médico infectologista avalie como o paciente está reagindo ao tratamento.

“O aparelho consegue avaliar a resposta ao tratamento baseado nesse teste que se chama carga viral. Ele tem a capacidade de realizar quatro testes em uma hora e meia. Esse teste é feito após o diagnóstico. Em alguns casos o médico só pode iniciar o tratamento após a carga viral. Então, o paciente podendo ter essa possibilidade de já ter um resultado no mesmo dia, isso muda a vida dele!”, afirmou a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora.

A Policlínica também realiza testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais, além de ser referência no acolhimento e tratamento de pessoas com HIV. A unidade também é um Polo de atendimento exclusivo para pacientes com suspeita de Coronavírus e que sejam portadores dessas comorbidades.

O que são hepatites virais? Doenças que podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Como evitar? Não compartilhe seringas e agulhas, escovas de dente e lâminas de barbear e depilar. É ideal que tenha seu próprio kit para manicure (tesoura, alicate, espátula etc), todo o material de tatuagem deve ser descartado e use preservativo nas relações sexuais.

Confira o local e dia das ações:
13 a 17 de julho, das 09h às 16h.Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Transmissíveis – Cazuza, Rua Doutor Francisco Portela, 2421 – Parada 40. 

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*