Mais de 4500 cartões foram entregues no primeiro dia do programa Renda Básica, que chegará a 35 mil pessoas. Prefeitura reúne-se com entidades empresariais para montar plano de retomada econômica
A partir de quinta-feira (23), os moradores de Niterói terão que usar máscara ao sair de casa. Em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, na noite desta segunda-feira (20), o prefeito Rodrigo Neves antecipou que, inicialmente, será uma ação educativa, de conscientização e que não há uma multa prevista.
Rodrigo Neves explicou que os detalhes sobre a obrigatoriedade e fiscalização do uso de máscaras pela população serão divulgados na quinta-feira, com a publicação de decreto, na data em que a medida começa valer e, também, quando o Município chegará a marca de 500 mil máscaras distribuídas aos moradores de Niterói. Ao todo serão um milhão.
“Contaremos com os agentes de segurança pública neste trabalho e orientação e conscientização da população sobre o uso da máscara. É importante destacar que o uso da máscara é um hábito que teremos que incorporar, mesmo quando retornarmos a atividade econômica da cidade”, enfatizou Rodrigo Neves. “Aproveito para reforçar o apelo para mantermos o isolamento social e ao sair às ruas apenas em caso de extrema necessidade, usar a máscara. Ao mesmo tempo que nos protegemos, protegemos o próximo. Tem sido assim nos outros países”.
Plano de retomada econômica – O prefeito disse, ainda, que se reuniu nesta segunda-feira, por meio de videoconferência, com representantes de entidades empresariais da cidade, para a elaboração de um plano para a retomada gradual das atividades econômicas em Niterói.
“Estamos fazendo tudo com consciência, com inteligência, com responsabilidade e segurança para a população. Nós vamos adotar medidas que forem necessárias para proteger a vida e a saúde da população de Niterói e, ao mesmo tempo, garantir as condições para a retomada do desenvolvimento das atividades econômicas num prazo mais breve possível. Estamos constituindo um grupo de trabalho com equipes técnicas da Prefeitura e essas lideranças, no qual serão debatidas as ações”, explicou Rodrigo Neves.
Renda Básica – Nesta segunda-feira (20), começou a distribuição dos cartões do programa Renda Básica Temporária, que irá beneficiar cerca de 35 mil famílias incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). Neste primeiro dia, foram mais de 4.500 cartões entregues. O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, esteve em todos os pontos de distribuição acompanhando a entrega.
Axel Grael ressaltou que não há necessidade de as pessoas chegarem muito cedo aos locais de distribuição, pois todos serão atendidos seguindo os protocolos de saúde, de forma rápida e segura.
“A distribuição dos cartões do programa Renda Básica Temporária acontece em nove pontos da cidade, e será feita ao longo da semana, com planejamento e organização por ordem alfabética, para que todos possam retirar os seus cartões de forma tranquila e sem aglomerações”, afirmou o secretário.
Charlene Rodrigues, 38 anos, retirou o cartão na Escola Municipal Antineia Miranda, no Caramujo, e falou sobre como o benefício vai ajudar no seu dia-a-dia, já que está desempregada.
“Está sendo muito importante esse benefício. No meu caso, que estou desempregada, vai ajudar demais nesses três meses. Não só a mim, como também a muitas pessoas que estão na mesma situação”, afirmou.
Cristiane Áurea, 45, pegou o cartão no Caminho Niemeyer, no Centro, e contou que o auxílio chegou no momento certo:
“Esse benefício veio em um momento importante demais. Nem acreditei quando fui informada que teria direito. Vem em uma hora em que estamos passando um momento muito difícil”, disse.
Angelita Gomes do Santos, 41, que recebeu o cartão na UMEI Vale Feliz, no Engenho do Mato, reforçou que a iniciativa do Município será fundamental para manter a família.
“Pra mim, que estou desempregada, e tenho dois filhos, esse cartão veio em um momento muito importante”, disse.
Para consultar e ver se tem direito ao benefício do Renda Básica Temporária, basta enviar um SMS para 28047, informando o CPF do responsável da família. Na página da Prefeitura de Niterói também foi disponibilizado um link (http://www.niteroi.rj.gov.br/rendabasica) com perguntas e respostas mais frequentes sobre o Renda Básica Temporária, além de informações sobre o agendamento. Em caso de dúvidas, é possível ainda enviar uma mensagem por WhatsApp para o número 98099-1157 ou email para psb@sasdh.niteroi.rj.br.
A distribuição dos cartões acontece em nove pontos: CEU Ismael Silva (Avenida Carlos Ermelindo Marins, 34, Jurujuba); Caio Martins (Rua Presidente Backer, s/n Icaraí); Caminho Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro); Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n, Barreto); Horto do Fonseca (Alameda São Boaventura, 770, Fonseca); Escola Municipal Antinéia Miranda (Rodovia Amaral Peixoto, Km 2, Caramujo); CIEP 420 Di Cavalcanti (Estrada Caetano Monteiro, s/n, Badu); Escola Municipal Portugal Neves (Rua Quatorze, s/n, Piratininga); UMEI Vale Feliz (Rua Renato Pereira Machado, s/n, Engenho do Mato).
A distribuição segue cronograma estabelecido por ordem alfabética. Nesta segunda-feira (20), foi realizado o atendimento para os beneficiários com o nome iniciado pelas letras A, B, C. Nesta terça-feira (21), as letras D, E, F, G, H, I. No dia 22, será a vez daqueles com as iniciais J, K, L. No dia 23, o atendimento é voltado para pessoas com nomes iniciados por M, N, O, P, Q. Já no dia 24, R, S, T, U, V, W Y, Z. O responsável familiar deverá apresentar documento de identificação com foto e documento que contenha o seu número de CPF.
Busca Ativa – Os trabalhadores da economia solidária que perderam o prazo de entrega dos cartões, finalizado na sexta-feira, poderão fazer a retirada na Casa Azul, que fica na Avenida Amaral Peixoto, 901, nessa terça (21) e quarta (22), no período das 11h às 15h, de acordo com o horário definido previamente por meio de contato telefônico com cada um dos trabalhadores. O cartão, que poderá ser usado na rede credenciada de supermercados e farmácias, tem um crédito no valor de R$ 500 por mês, que será pago em abril, maio e junho.
Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (20), Niterói tem 232 casos confirmados, 29 hospitalizados, sendo 14 em Unidades de Terapia Intensiva, 94 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 16 óbitos e tem 93 pacientes recuperados.
Deixe o seu comentário