Há oito anos, Henrique Carvalho teve a ideia de começar a vender lenhas, mas no início, eram apenas lenhas de Aroeiras vindas de sua fazenda no estado de São Paulo. A fazenda era toda de pecuária e com a chegada das usinas na região, todos os vizinhos e Henrique, desmancharam os currais e as cercas de arame dos pastos para facilitar o cultivo da cana de açúcar. Essa madeira, os palanques e os postes dessas cercas eram todas da madeira Aroeira, que é uma madeira nobre e que não estraga nunca, por isso são utilizadas nas construções de cercas. A madeira que já não tinha mais utilidade, logo se transformou na lenha da Toquinhos de Curral.
“Em seguida, comecei a participar de grandes eventos de churrasco e veio o pedido de acrescentar as “lenhas frutíferas”, que são as lenhas usadas na defumação de carnes, queijos e até bebidas.” Hoje a empresa conta com oito variedades de lenhas, a de Eucalipto e de Aroeira usadas para churrasco em churrasqueiras convencionais e em parrilas ou fogo de chão, e as frutíferas que são utilizadas nas defumações em churrasqueiras apropriadas – os chamados Pitsmokers.
Cada lenha deixa um sabor diferenciado na carne, notas adocicadas, apimentadas ou cítricas, e isso inspira a adição de determinada lenha para cada tipo de proteína ou para cada receita de culinária em geral. Os produtos para churrasco da marca são inovadores e cada vez mais com um público maior a ser atingido, pois a melhoria genética dos rebanhos melhoram tanto a qualidade da carne quanto o modo de assar ou de grelhar essa carne.
“Aqui no interior de São Paulo, eu moro em Araçatuba, tem muita procura pela Aroeira, mas de um modo geral eu vendo bastante lenha de maçã e laranja, muito usadas nas defumações de carnes bovinas. Assim como as lenhas de Lichia e Goiaba nas carnes suínas, Ameixa e Pêssego são para aves e peixes.
Toquinhos de Curral
Telefone: 18 99782-4460 (whatsapp)
Deixe o seu comentário