Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados no último dia 26, pelo Ministério da Economia, demonstram que o saldo de empregos formais em Teresópolis, no mês de setembro, registrou saldo positivo de 114 empregos (admissões menos as demissões). Além disso, no acumulado do ano, foram gerados 1.379 empregos no município, até o momento.
“Esse número, numa série histórica dos últimos 11 anos, já é o 3º melhor resultado apurado e a projeção é de que mais 450 empregos sejam gerados até dezembro. Isso demonstra a recuperação econômica do nosso município, que está recebendo uma série de investimentos, como a chegada de grandes empresas, o que também é resultado do processo de desburocratização que temos implantado na gestão pública municipal”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.
Os números mostram que em 2021 foram gerados, até o momento, 1.379 empregos e que, em 2020, devido à fase crítica da pandemia, o saldo ficou negativo em – 483. Já em 2019, o saldo foi positivo, com 606 vagas ocupadas, assim como 2018, com 1.649 empregos de saldo positivo, registrando 1.528 empregos a mais que em 2017 (121). Em 2016 e em 2015, o balanço não foi positivo, com -158 e -595 empregos gerados respectivamente. Entre os anos de 2014 e 2010, os saldos foram positivos, sendo que em 2010, o registro foi de +1.060 empregos.
“Os dados mostram a continuidade da recuperação responsável e gradual das atividades econômicas, ainda durante o enfrentamento à pandemia do Coronavírus. A gestão do Prefeito Vinicius Claussen se empenha, por meio do programa ‘Pra Cima Terê’, para que esse cenário de geração de emprego e circulação de renda melhore cada dia mais”, enfatizou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães.
A pesquisa do CAGED aponta que, entre março de 2020 e setembro de 2021, Teresópolis teve saldo positivo de 706 empregos. O que também demonstra a retomada responsável e gradual da economia no município, fruto de diversas ações promovidas pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen, por meio do ‘Pra Cima Terê’.
‘Pra Cima Terê’
Com ações potencializadas para a geração de 4.200 empregos formais diretos e 10 mil indiretos e projetos para a captação de investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão, o programa ‘Pra Cima Terê’ – Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Empregos de Teresópolis.
A iniciativa conta com a parceria do Gabinete de Crise, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, com o Teresópolis Convention & Visitors Bureau; a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT); a Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis (CDL); o Sincomércio Teresópolis; da Firjan; o Sindicato Rural de Teresópolis; do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e do Polo Teresópolis de Gastronomia; e a Secretaria de Estado de Trabalho na gestão compartilhada do SINE Teresópolis.
‘Emprega Terê’
Uma das ações do programa ‘Pra Cima Terê’, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, é o ‘Feirão Emprega Terê’, que já realizou duas edições. O evento conta com atendimentos pelos técnicos do SINE (Sistema Nacional de Empregos) Teresópolis; encaminhamentos para entrevistas de emprego na Prefeitura e para entrevistas direto nas empresas; cadastros de currículos no SINE de candidatos que não possuíam compatibilidade para as vagas abertas; atendimentos de seguro-desemprego (com resolução de questões e agendamento) e atendimentos virtuais pelo WhatsApp, e-mail e sala virtual.
Para ter acesso às vagas do Programa Emprega Terê, os candidatos devem cadastrar o seu currículo no portal www.teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador.
Deixe o seu comentário