SES-RJ e Médicos Sem Fronteiras atuam juntos no enfrentamento à Covid-19

Organização internacional de ajuda humanitária oferece treinamentos para profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a pandemia

Os esforços da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus ganharam reforço importante: a experiência internacional da organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) na resposta a epidemias e outras situações de emergência em saúde pública.

Profissionais de saúde que atuam em hospitais estaduais, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado e unidades de Atenção Básica, receberam treinamento do grupo e capacitação para se tornarem multiplicadores do conteúdo, utilizando os materiais técnicos da MSF. A parceria é uma das ações da SES-RJ, por meio da Subsecretaria de Educação e Inovação em Saúde, para qualificação contínua de seus profissionais de saúde.

Primeiro, foram realizadas visitas técnicas a unidades hospitalares, em que os profissionais da MSF observaram o fluxo de atendimento e conversaram com profissionais de saúde para, juntos, definirem estratégias viáveis de acordo com as necessidades e condições de operação de cada unidade. Depois, os profissionais de saúde participaram de treinamentos on-line, ministrados por videoconferência e certificados pela MSF, que abordaram temas como conhecimento da Covid-19 e promoção de saúde, lavagem de mãos, circuito de pacientes, estrutura geral das unidades, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), limpeza e desinfecção, manejo de resíduos e manejo de corpos.

– Considerando o momento de pandemia que estamos vivendo, as ferramentas remotas de ensino estão sendo a melhor estratégia. Os treinamentos do MSF seguem a linha de capacitação ToT  – Training of Trainers ou Treinamento para Facilitadores. Após a capacitação, os profissionais escolhidos para o treinamento recebem  material didático completo, com apresentações e vídeos, para que possam compartilhar os conhecimentos adquiridos. Assim estão fazendo, por exemplo,  as médicas da equipe da Superintendência de Atenção Primária da SES-RJ, que estão capacitando vários municípios do estado – explica Carina Pacheco Teixeira, superintendente de Educação Permanente da SES-RJ.

Foram realizadas capacitações com os profissionais dos hospitais estaduais Adão Pereira Nunes, Getúlio Vargas, Alberto Torres, Carlos Chagas, Azevedo Lima e da Mãe; Hospital Regional Zilda Arns Neumann, de Volta Redonda; das UPAs Ilha, Irajá, Maré, Engenho Novo, Taquara, Tijuca, Copacabana, Botafogo, Bangu, Ricardo de Albuquerque, Marechal Hermes, Realengo, Santa Luzia, Itaboraí, Campos dos Goytacazes, São Pedro da Aldeia, Cabuçu e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap); e das unidades básicas de saúde dos municípios de Niterói, Mesquita, Duque de Caxias, Magé, Nova Iguaçu, Queimados e Nilópolis.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*