Com o intuito de definir serviços e ações para os próximos meses, além de planejar novas atividades remotas para os seus usuários, a coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizou, reunião de fluxo junto com sua assessoria técnica, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência (SMDSIA), em Venda da Cruz.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica (PSB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que busca fortalecer o vínculo familiar e comunitário através de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a faixa etária de cada usuário. Para continuar incentivando a socialização durante a pandemia, os facilitadores estão se reunindo para produzir materiais audiovisuais. Batizado de #CrasEmCasa o serviço produzido é enviado quinzenalmente, através do Whatsapp, para todos os inscritos no serviço. Os usuários que não têm acesso ao aplicativo são atendidos através de ligações telefônicas.
Brincadeiras e jogos simples, atividades físicas psicomotoras, leitura de livros, desenhos, musicalização, confecção de brinquedos com material reciclável são algumas das atividades ministradas online pelos facilitadores. A artesã e facilitadora Rosilene Tolissano, que atua nos Centros de Referência de Arsenal e Engenho Pequeno, esteve na tarde desta quinta-feira na sede da SMDSIA gravando aulas de artesanato que serão enviadas aos usuários.
“Este retorno das famílias às atividades, mesmo de forma remota, tem sido muito produtivo. Além disso, estamos aproveitando o contato nos grupos para repassar informações a respeito de benefícios sociais, campanha de vacinação, orientações de prevenção ao coronavírus, reflexões motivacionais, dentre outras informações”, explica a coordenadora do SCFV, Vanessa Spalla.
Deixe o seu comentário