Tradição anual, em outubro acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que mobiliza diferentes instituições, escolas, museus e universidades com o objetivo de difundir e popularizar a ciência no dia a dia da população. A cada ano, um novo tema é escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para ser trabalhado. Nesta 17ª edição, o assunto selecionado é a “Inteligência Artificial (IA): A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) abraçou o tema e preparou uma programação conjunta com o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), que vai acontecer virtualmente entre os dias 21 e 23 de outubro.
O evento, que faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, engloba 15 painéis e 6 conferências, ministrados por parceiros de instituições vinculadas à SECTI, que serão transmitidos pela plataforma interativa do EMuseu do Esporte. Temas como Oportunidades e Negócios na era da Inteligência Artificial, LI-FI A Nova Revolução de Transmissão de Dados e A Evolução dos Artefatos de Robótica serão apresentados nos painéis, por meio de vídeos de curta duração. Já as conferências serão transmitidas ao vivo e trabalharão assuntos como Experiências de Inclusão na Divulgação Científica e Introdução à Biologia Viral. Se o participante tiver interesse em adquirir um certificado de 24 horas complementares deve se inscrever pelo link http://inovuerj.sr2.uerj.br/secti_inscricao/.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Maria Isabel de Castro, ressalta a importância de popularizar a Ciência e a Tecnologia. “Por meio do intercâmbio de dados, documentos e expertises que resultem em ações e políticas públicas específicas para estimular, desenvolver e promover a popularização da Ciência e Tecnologia é que conseguiremos encontrar soluções simples e eficazes para o nosso Estado do Rio de Janeiro. Essa popularização surge como um vetor estratégico no desenvolvimento socioeconômico do estado colaborando para consolidar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT no Estado do Rio de Janeiro e favorecendo a prática da organização de Feiras de Ciência no âmbito das instituições públicas de ensino do Estado do Rio de Janeiro”, concluiu a secretária.
O evento também trará uma prévia do que vai acontecer na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro – FECTI, realizada pela CECIERJ – a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, que ocorre em dezembro.
Deixe o seu comentário