Conhecimento é fundamental para agradar público do setor de turismo e hotelaria
Tem quem apenas se divirta no carnaval. Mas existe aquele grupo cheio de determinação e boas ideias que sabe que a época festiva é uma ótima oportunidade para faturar. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a temporada de Momo promete movimentar este ano cerca de R$ 8 bilhões, e o Rio de Janeiro deve ser o estado com o maior faturamento, estimado em R$ 2,32 bilhões. Para o Gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio, Cezar Kirszenblatt, setores como alimentação, transporte, moda e turismo estão na lista dos mais promissores durante a folia.
“Esses setores da economia trazem retorno financeiro desde que o produto tenha planejamento. O empreendedor precisa estar atento às datas comemorativas. É uma ocasião para realizar ações promocionais, divulgar seu negócio e fidelizar clientes. O empresário precisa usar estratégias para o seu negócio vender bem”, ressalta.
A afirmação do gerente do Sebrae Rio é reforçada pela pesquisa da CNC. O estudo aponta que o setor de alimentação deve movimentar R$ 4,8 bilhões. Já empresas de transporte de passageiros rodoviário, aéreo e de locação de veículos rodoviários, R$ 1,3 bilhão e os serviços de hospedagem, R$ 861,3 milhões.
Para o Gerente de Atendimento do Sebrae Rio, Leandro Marinho, o empreendedor precisa entender o diferencial do seu modelo de negócio e buscar soluções criativas para fidelizar o cliente.
“Com base nesses números, o empreendedor que vai investir no carnaval carioca pode apostar no ramo de customização de fantasias, desenvolver maquiagens específicas para a época, oferecer um cardápio especial, criar promoções na hospedagem dos seus clientes ou ter um serviço de transporte diferenciado, sempre buscando entender a necessidade de quem procura o seu serviço”.
O Carnaval é uma época que estimula o consumo e que contribui para a economia do setor de turismo, gerando trabalho e renda. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) prevê que a ocupação média hoteleira do Rio de Janeiro já está em torno de 78% com expectativa de chegar a 90%, ou seja, a cidade receberá cerca de 2 milhões de turistas. Por conta disso, toda a cadeia produtiva do turismo se beneficia com a festa como hotéis, pousadas, quiosques, agências e operadoras, hostels, bares e restaurantes.
Segundo a Coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, Margareth de Souza, o empreendedor do setor de turismo e hotelaria deve olhar para o mercado; buscar conhecer o perfil do turista e suas expectativas; investir em planejamento, gestão de processos, qualificação de pessoal, parceria entre hotéis, agências e operadoras, transportadoras turísticas para que possam proporcionar a melhor experiência para o cliente. Essas estratégias são diferenciais para alcançar o sucesso.
“Esse planejamento associado ao conhecimento dos diversos perfis de turistas resultará em estratégias específicas que atendam os mais jovens que preferem a convivência nos hostels até aos mais exigentes que escolhem hotéis de luxo com opção de transporte particular”.
O empreendedor pode seguir outras dicas importantes para aproveitar o Carnaval e fidelizar cliente:
1 – A alimentação é o setor que mais vai arrecadar com a festa. Dentro do serviço de hospedagem, um cardápio especial pode ser oferecido. Para quem estiver chegando na madrugada um serviço de lanche pode ser um diferencial. Além de oferecer um kit ressaca.
2 – Para tranquilizar o folião, o serviço de transfers é uma opção interessante para firmar acordos com hotéis e albergues. O deslocamento para os mais de 400 blocos da cidade, desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo ou na Intendente Magalhães precisa ser feito com segurança e cordialidade. Oferecer ida aos pontos turísticos, em horários diferenciados, pode ser uma oportunidade de negócio interessante.
3 – Já pensou o cliente chegar no hotel e ter uma costureira para customizar fantasias e abadás? Ou então oferecer serviço de maquiadora para que os foliões saiam animados para festa? Ou até um espaço disponível para que o folião compre apetrechos carnavalescos ou fantasias para montar o look perfeito? Essas são algumas ideias criativas para agradar os foliões.
4 – É uma oportunidade para os hostels da cidade oferecerem valores especiais para turistas, grupos e foliões dos blocos.
Deixe o seu comentário