Embaixador da Betfair também falou sobre os desafios da Série B, e escolheu seus quatro favoritos ao título na Champions League, que avança ao mata-mata das oitavas de final
Mais uma edição do Campeonato Brasileiro chega ao final, ainda com emoções em disputa em sua última rodada. Em entrevista à Betfair, o craque Rivaldo fez um balanço do Brasileirão 2021, reconheceu o domínio de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras mas também destacou o ótimo desempenho de equipes menos tradicionais no cenário nacional.
“O Campeonato Brasileiro está chegando ao fim nesta quinta-feira, e assistimos a mais um ano de grandes emoções e surpresas tanto no topo como no fundo da tabela”, afirmou Rivaldo.
“Os times do Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras dominaram quase todo o campeonato, com o Galo tirando proveito das falhas de seus dois maiores rivais que acabaram focando mais na Libertadores.”
“Mas também teve o Fortaleza realizando uma grande campanha, talvez acabando por cansar no decorrer da competição por ter um elenco inferior a seus oponentes e até mesmo o Atlético-GO que chega na reta final sonhando com uma vaga na Libertadores.”
O embaixador da Betfair também falou sobre os clubes que frustraram suas torcidas: “E também teve times que acabaram ficando aquém do esperado, tendo em conta suas estruturas. Falo de um São Paulo, que tinha grandes ambições em 2021, ou de um Internacional e Santos, que ficaram na segunda metade da tabela”.
“E depois tem o Grêmio que dificilmente irá escapar ao rebaixamento mesmo possuindo um elenco de boa qualidade que naturalmente deveria ter brigado por outras colocações dentro do Brasileirão, mas essa é a beleza de nosso torneio, pois de um ano para o outro tudo pode mudar e a competitividade sempre está no alto”, afirmou o pentacampeão.
Retornar da Série B está ficando mais difícil
Rivaldo também analisou a situação de times tradicionais que hoje têm dificuldades para voltar à Série A, depois de terem sido rebaixados.
“Os times de tradição que vêm sendo rebaixados nos últimos anos estão sentindo dificuldades acrescidas para retornarem à Série A como pudemos ver essa temporada com o Vasco da Gama ou com o Cruzeiro que já vai para sua 3ª temporada na Série B”, afirmou o craque.
“O Botafogo conseguiu uma boa reta final de campeonato e garantiu sua vaga – e o título -, porém, se o Grêmio deixar de investir muito no time como é provável tendo em conta patrocínios e folha salarial, poderá passar pelos mesmos problemas e sofrer para retornar no imediato ao Brasileirão”, disse Rivaldo à Betfair.
“Então, a conclusão dessa temporada é que nosso campeonato é muito imprevisível e competitivo, e quando um time tem um ano mau ou foca noutras competições pode acabar pagando por isso – não ganhando títulos, ficando muito atrás na tabela ou até mesmo sendo rebaixado. Mas isso é o bonito do futebol, pois todos os times podem brilhar mesmo não tendo elencos tão fortes teoricamente.”
No momento, vejo 4 times se destacando como favoritos na Liga dos Campeões
Na entrevista à Betfair, Rivaldo também analisou o final da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA, que agora caminha para as oitavas de final.
“Terminamos a fase de grupos da Liga dos Campeões e, embora eu sempre diga que a competição só agora irá realmente começar, já deu para ver quais os times mais bem preparados para brigar pelo título”, afirmou o craque.
“Em minha opinião, Bayern, Liverpool, PSG e Manchester City são os mais fortes no momento, com outros times como o Real Madrid e o Ajax espreitando com boas campanhas na fase de grupos.”
“O Atlético de Madrid conseguiu uma classificação apertada, mas me parece ainda longe da sua melhor forma e poderá sentir dificuldade em ir muito além nesta temporada.”
Crescimento de Fred no Man Utd pode beneficiar o Brasil na Copa do Mundo
Em 2022 o Brasil terá de novo a chance de encerrar a espera pelo sexto título em Copas do Mundo. Rivaldo, que foi protagonista dentro de campo na última conquista da Seleção, em 2002, fez uma avaliação dos jovens talentos que podem fazer a diferença para a equipe do técnico Tite. Um deles é o volante Fred, que vem se firmando como titular no Manchester United.
“Eu já tinha elogiado a postura e profissionalismo do Fred em entrevistas recentes e ele acabou me dando razão com ótimas atuações nas últimas duas partidas de seu time, não só trabalhando muito como também assistindo e marcando gols”, afirmou o embaixador da Betfair.
“Eu acredito que mantendo essa forma ele irá se afirmar como titular absoluto no Manchester United, assim ganhando muita confiança e experiência para chegar forte na Copa do Mundo e se assumir como uma peça chave no time brasileiro na briga pelo título.”
“Fico muito contente que agora as coisas estejam dando certo com ele após um difícil período de adaptação, e só espero que possa se manter assim por muitos anos”, declarou.
Raphinha foi o grande destaque brasileiro na Premier League em 2021
Rivaldo seguiu adiante na análise falando de Raphinha, que conquistou a torcida brasileira com ótimas atuações pela Seleção nas eliminatórias da Copa do Mundo. “Dos jogadores brasileiros atuando no Campeonato Inglês em 2021 eu tenho que mencionar Raphinha como a grande surpresa do ano pois se afirmou de modo impressionante no Leeds United e acabou causando igual impacto na Seleção Brasileira”, afirmou o craque.
“No momento, ele já é a grande estrela de seu time na Inglaterra se envolvendo na maioria dos gols que o time vem marcando, além de ter brilhado de cara na Seleção Brasileira, o que demonstra sua personalidade pois não tem medo de assumir seu futebol seja onde for.”
“Então, ele só precisa continuar jogando desse jeito em 2022 e com certeza terá sua vaga garantida na Copa do Mundo e quem sabe se transferir para um clube ainda maior da Inglaterra ou outro país.”
Vinicius Junior pode brilhar no Real Madrid e na seleção em 2022
“Para 2022 estou curioso por ver o menino do Real Madrid, Vini Jr, que vem se destacando muito no time espanhol pegando muita confiança e atingindo um nível de atuações muito alto e regular”, disse Rivaldo na entrevista à Betfair.
“Estou confiante de que ele seguirá desse jeito no Real Madrid, mas seu desafio será transportar essa boa forma para a seleção brasileira onde ainda não conseguiu se afirmar.”
“Com a seleção já classificada e faltando algumas partidas nas Eliminatórias, acredito que Tite o colocará para jogar visando lhe dar a confiança necessária para que possa ser peça importante na Copa do Mundo de 2022. Espero que ele possa agarrar essas oportunidades que certamente irão surgir até a Copa do Mundo.”
Sem vencer Copa do Mundo há 20 anos, espero que seja a hora do Brasil voltar a comemorar
“Em 2022 se passarão 20 anos desde a conquista da Copa de 2002 e toda a torcida brasileira anseia pelo retorno aos títulos mundiais”, disse o pentacampeão Rivaldo.
“O Brasil passou 24 anos sem vencer entre 1970 com Pelé e 1994 com Romário e Bebeto, e agora está novamente num jejum que vai crescendo e eu acredito que a seleção brasileira tem qualidade suficiente para ser um dos times mais fortes lá no Catar.”
“Veremos se será suficiente para trazer o caneco, mas seria algo muito importante para todos os jogadores, especialmente para o Neymar que irá para sua terceira Copa.”
2021 foi um ano de mudanças importantes, mas faz parte do futebol
Rivaldo também aproveitou o momento para fazer um balanço do futebol mundial este ano, e destacou mudanças de impacto.
“O ano de 2021 foi muito corrido após as interrupções em 2020 por conta da pandemia, então, tudo aconteceu muito rápido e quando paramos para olhar em retrospectiva encontramos vários momentos marcantes.”
“De início, a saída de Lionel Messi do Barcelona após tantos anos ligado ao clube catalão, mas também teve o retorno do Cristiano Ronaldo ao Manchester United mais de 10 anos após sua saída.”
“Também teve troca de treinador no Barcelona com o retorno de Xavi a uma casa que bem conhece, ou a saída do Solskjaer do Manchester United, então, foi um ano cheio de movimentação como é habitual no futebol e só desejo que 2022 possa ser ainda mais normal com as torcidas normalmente assistindo no estádio e a Copa do Mundo decorrendo sem problemas”, finalizou Rivaldo, embaixador da Betfair.
Deixe o seu comentário