Governo do Estado marca presença na competição com espaço exclusivo da Secretaria de Esporte e Lazer e ação do RioSolidario em prol das vítimas das enchentes
Neste sábado (18), terá início um dos maiores eventos do calendário esportivo do estado: o Rio Open chega à nona edição com estrelas do tênis mundial na disputa, entre elas, o espanhol Carlos Alcaraz, número dois do mundo. Realizado no Jockey Clube Brasileiro, na Gávea, a competição terá um espaço exclusivo do Governo do Estado, que é parceiro da iniciativa com investimentos de R$13.8 milhões via Lei de Incentivo ao Esporte, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da empresa Claro.
Para o governador Cláudio Castro, a realização do maior torneio de tênis da América do Sul – e único da ATP no Brasil – comprova o perfil do Rio para sediar os grandes eventos esportivos.
– O estado do Rio é vocacionado ao esporte e eventos como esse sinalizam a retomada da nossa credibilidade para receber grandes eventos esportivos. São iniciativas como essa que trazem um ciclo virtuoso para a nossa economia, turismo e desenvolvimento do esporte. A competição ainda acontece no período do Carnaval, fomentando ainda mais o movimento no nosso estado. Sejam todos bem-vindos! – ressaltou o governador Cláudio Castro.
O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, reforça a importância da Lei de Incentivo ao Esporte e destaca que além de ajudar o Rio de Janeiro a se consolidar como palco de grandes competições esportivas, promove ainda diversos setores da sociedade por meio das contrapartidas sociais previstas na legislação.
– A Lei de Incentivo é um instrumento fantástico que o governo do Rio disponibiliza porque permite a viabilidade de grandes eventos e garante a fixação social das ações geradas. O Rio de Janeiro tem a parceria com o Rio Open por meio dessa lei desde a sua primeira edição e o legado deixado pelo evento ao longo desses dez anos é enorme – afirmou o secretário.
São esperadas cerca de 60 mil pessoas durante os nove dias de competições, do dia 18 ao dia 26. Além de assistirem a grandes atletas estrangeiros, os torcedores brasileiros terão a oportunidade de assistir os últimos lances do paulista Thomaz Bellucci, que já anunciou que a competição marcará sua despedida do tênis profissional.
No primeiro fim de semana (dias 18 e 19), acontece a disputa do Qualifying. Já a partir de segunda-feira, dia 20, tem início a chave principal do torneio, com o grande campeão sendo conhecido no domingo, dia 26.
Solidariedade em jogo
Localizado na parte batizada de Leblon Boulevard, o espaço exclusivo do Governo do Estado conta com uma área de conveniência onde os visitantes poderão viver a experiência de uma partida de tênis virtual através de jogos eletrônicos.
No local também será promovida a campanha “Chuva de Solidariedade”, do RioSolidario, em prol das vítimas das chuvas, com coleta de alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de limpeza e higiene pessoal. Toda arrecadação será destinada para mais de 1.300 organizações cadastradas que realizam um trabalho junto a famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.
Torneio Winners abre o evento e dá oportunidade a atletas de projetos sociais
Desde a primeira edição, em 2014, o Rio Open apoia iniciativas sociais e acredita no poder transformador através do esporte. O Torneio Winners, que teve início no dia 15 e vai até o dia 19, é voltado especialmente para crianças e jovens que frequentam os projetos Escolinha Fabiano de Paula, Futuro Bom e Tênis na Lagoa, todos parceiros da competição, além do Núcleo Esportivo Rio Open.
Os participantes também ganham ingressos para assistir às partidas do Rio Open, e alguns deles vão fazer parte da equipe de Ball Kids, os famosos “boleiros”. Grandes nomes do esporte, como o suíço Roger Federer e o canadense Denis Shapovalov, já foram boleiros quando criança.
Além disso, 16 jovens dos projetos serão treinados para atuar nas áreas de Controle de acessos, Alimentação e Bebidas, Entretenimento, Tecnologia, Vestiário, Logística e Merchandising do Rio Open 2023.
Favela no saibro
Nesta edição, além dos projetos sociais já contemplados por meio da Lei de Incentivo, jovens do Complexo do Alemão terão a oportunidade de assistir, pela primeira vez, a uma disputa internacional de tênis. Mais de 40 alunos do projeto Favela Tênis vão receber, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e pela Suderj, convites para o evento.
São jovens de 9 a 23 anos que têm aulas de tênis e de francês, por uma iniciativa que acredita que a ocupação dos espaços e a garantia das oportunidades vai além da prática esportiva. O projeto leva seus alunos a conhecerem lugares fora da comunidade, visto que na maioria dos casos, são jovens que nunca tiveram a oportunidade de ocupar outros espaços.
– Uma vez nós levamos alguns alunos para treinar na quadra da Lagoa Rodrigo de Freitas e um deles, que já tinha 17 anos, achou que nós estávamos em Madureira. Nós queremos que todos possam conhecer o lugar onde vivem, que possam expandir os horizontes e sonhar grande. O esporte é uma ferramenta para abrir mais portas e ir mais longe – Disse Ruan Melo, idealizador do projeto.
Evento: Rio Open
Local: Jockey Club Brasileiro – Rua Mário Ribeiro, 410 – Lagoa, Rio de Janeiro
Torneio Winners:
15/02 – 8h às 13h16/02 – 8h às 12h17/02 – 8h às 11h20/02 – finais – 10h
Treinamento de boleiros:
15 a 17/02 – 15h às 17h
Rio Open 2023 – 18 a 26 de fevereiro
18 e 19 – Qualifying – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h
20 a 23 – 1ª e 2ª rodadas – duas sessões 16h30 e 19h – abertura dos portões às 15h24 – Quartas de finais – sessão única 16h – abertura dos portões às 15h25 – Semifinais e final de duplas – sessão única 17h – abertura dos portões às 15h26 – Final – sessão única 17h30 – abertura dos portões às 15h.
Deixe o seu comentário