Estado vai repassar parte do auxílio para o Município realizar o pagamento às famílias beneficiadas
O governador Cláudio Castro anunciou, nesta sexta-feira (29/04), uma série de ações para facilitar e desburocratizar o pagamento do Aluguel Social às famílias de Petrópolis que perderam os imóveis durante as chuvas que atingiram a cidade em fevereiro e março deste ano. Estado e Prefeitura de Petrópolis assinaram um acordo para unificar o pagamento do benefício.
O governo vai repassar os recursos para a prefeitura realizar o pagamento às famílias. O valor será definido a partir do número de famílias que têm direito ao auxílio. Além disso, pessoas que já estavam recebendo o benefício continuam incluídas no programa.
– A vinda a Petrópolis é resultado de uma conversa alinhada com a prefeitura. Haverá uma integração ainda maior entre os entes e vamos começar pelo Aluguel Social. Nosso objetivo é desburocratizar o processo, além de gerar uma segurança jurídica e, ainda, uma tranquilidade para o cidadão de Petrópolis – disse o governador.
Famílias que solicitaram o benefício deverão fazer a revalidação do cadastro. Em contrapartida, o Governo do Estado e a prefeitura irão acelerar a liberação dos laudos da Defesa Civil Municipal, um dos principais documentos para garantir o Aluguel Social.
Pagamentos já realizados
No mês de abril, 817 famílias cadastradas e habilitadas pelo Estado receberam a primeira parcela do Aluguel Social. Em maio, 1.352 famílias vão receber o benefício pago pelo Governo do Estado, no valor de R$ 800. O pagamento está previsto para o dia 6 de maio, quinto dia útil do mês. A Prefeitura de Petrópolis realiza o pagamento complementar no valor de R$ 200 às famílias beneficiadas.
Mutirões para a revalidação
O governador anunciou que, no mês de maio, vão ser realizados os mutirões para que aqueles que estejam com pendências nos cadastros possam revalidar os dados e ter acesso ao Aluguel Social.
– Existe diálogo, união e responsabilidade entre a Prefeitura de Petrópolis e o Governo do Estado. É a primeira vez no Brasil que existe um compartilhamento de pagamento do Aluguel Social entre dois entes. Faremos um trabalho de co-gestão do benefício e outros encontros vão acontecer para acompanhamento das ações – disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Deixe o seu comentário