Rio de Janeiro recebe o maior congresso sobre cirurgia bariátrica da América Latina

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promove nesta semana, entre os dias 25 e 27 de outubro, a 23ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O evento acontece no Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). 

O evento irá reunir mais de 2 mil profissionais entre cirurgiões e outras especialidades da saúde que atuam no tratamento da obesidade e doenças relacionadas ao excesso de peso. Com foco na inovação, os profissionais irão debater sobre os tratamentos mais modernos, novas tecnologias e discutir casos clínicos. Serão 265 aulas, 8 cursos, 3 simpósios, lançamentos de livros e e-books, entre outras atividades.

Para o presidente da SBCBM, Antônio Carlos Valezi, este evento irá contribuir com capacitação e informação científica para capilarizar o atendimento da obesidade com qualidade em todo Brasil.

“Estaremos reunindo os maiores nomes da cirurgia bariátrica do mundo neste Congresso no Rio, com o intuito de oferecer tratamento de ponta a todos os brasileiros que sofrem de obesidade”, diz Valezi.

Presenças internacionais e da indústria – O evento contará com a presença de 303 palestrantes, sendo 16 internacionais, incluindo presidentes de entidades como a Federação Internacional para a Cirurgia de Obesidade e Transtornos Metabólicos na América Latina (IFSO-LAC), Luis Poggi (Peru); o ex-presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (ASMBS, na sigla em inglês) e autor de mais de 400 trabalhos científicos de alto impacto na área, Philip Schauer (EUA), entre outros. 

Obesidade no RJ e mutirão de cirurgias

Segundo dados do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar (Sisvan), do Ministério da Saúde, em 2022 mais de 68,2% da população monitorada no estado está com excesso de peso, sendo 36,8% com algum grau de obesidade. São 19,7% com obesidade leve, 8,9% com obesidade moderada e 8,1% com obesidade mórbida. A amostragem envolve o acompanhamento de 980.948 pessoas que passaram por Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro.

De acordo com o sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, existem 3.698 solicitações de pacientes com indicação para bariátrica, em fila, aguardando pela primeira consulta em ambulatórios especializados.

Cirurgiões que integram SBCBM realizarão, nos dias 23 e 24 de outubro, no Rio de Janeiro, uma ação voluntária para ajudar a acelerar as cirurgias para tratamento da obesidade em pacientes que aguardam nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. Ao todo, serão realizadas 16 cirurgias em quatro hospitais federais. São eles: Hospital de Ipanema, Hospital da Lagoa, Hospital dos Servidores do Estado e Hospital do Andaraí.

Todos os materiais cirúrgicos foram obtidos por meio de uma parceria entre a SBCBM e a indústria fabricante. Os procedimentos realizados deverão acelerar em cerca de três meses o tempo de espera dos pacientes que já se encontram em preparo no Sistema Público de Saúde do Estado.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*