Rio amplia o número de castrações gratuitas de cães e gatos a partir de julho

Foto: Natasha Ferreira

Agendamentos para aumentar a disponibilização de tais cirurgias começaram a ser feitos a partir de ontem (17/06). O intuito da Vigilância Sanitária do município é triplicar os serviços

A cidade do Rio de Janeiro irá aumentar a partir do dia 1 de julho o número de castrações de cães e gatos. O serviço, que é feito gratuitamente pelo Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, Zona Norte do município, pretende passar de 400 para 1.200 cirurgias mensais, conforme afirmou a Vigilância Sanitária.

Essa ampliação no número de castrações de pets se relaciona com as políticas de prevenção de riscos à saúde. Em 2017, houve a implementação do Mutirão de Castração de felinos para colaborar com o controle da epidemia de esporotricose – patologia que é transmitida por gatos infectados por fungos e que pode atingir os seres humanos. Até o último sábado (15/06), o projeto já havia castrado 2 mil gatos. Além do mutirão, em dois anos, cerca de 7 mil animais também já passaram pelo procedimento.

Até o mês que vem, o agendamento ainda será feito diretamente no IJV. Mas a prefeitura disse que em breve a marcação já será via internet. “Além de oferecermos mais de 800 vagas para a castração, já estamos desenvolvendo um sistema informatizado de agendamento que vai dar transparência e agilidade ao atendimento”, salientou Beatriz Busch, Secretária de Saúde do Rio. Para castrar cães machos, assim como gatos e gatas, basta chegar a partir das 8h e marcar a cirurgia. Já as cadelas precisam passar por exames.

A cirurgia de castração funciona desde o início do ano no IJV, de segunda a sexta-feira para cães e gatos, e um sábado por mês somente para felinos no Mutirão de Castração. A partir de julho, passará a atender todo sábado. Foram contratados pela prefeitura 35 médicos-veterinários para auxiliar na ampliação dos serviços na Vigilância Sanitária e no Centro de Controle de Zoonoses, que fica em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*