Rede de colégios no Rio mantém atendimento psicológico online para alunos durante a quarentena

A nova organização de estudos em casa, motivação, preparatório para vestibulares e ansiedade são alguns dos motivos que impulsionam crianças e adolescentes a buscarem acompanhamento psicológico. Segundo uma pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), as ocorrências de ansiedade e estresse aumentaram 80% no período de isolamento social. Com base nisso, a rede Pensi criou formas de cuidar da saúde emocional dos alunos.

O atendimento aos alunos já era um recurso disponível nas 22 unidades na rotina presencial. Mas em tempos de isolamento, os profissionais migraram para o ambiente virtual. A supervisora de Psicologia do PENSI, Ana Coquito, reforça a importância do apoio psicológico aos alunos. “Em momentos assim, é ainda mais importante que os alunos tenham a possibilidade de conversar com algum profissional. Fora que ainda não sabemos os impactos que esse período de isolamento físico vai causar.” completa.

“Temos dois encontros semanais com a finalidade de estudar. Então avaliamos desde o desenvolvimento cerebral e cognitivo das crianças e adolescentes até os aspectos emocionais, técnicas de intervenção. Além disso, temos compartilhado nossas experiências com os atendimentos que realizamos e outras coisas que temos lido e até lives que temos acompanhado”, explica a psicóloga.

Ela acrescenta que os alunos estão se acostumando com as ferramentas digitais que não faziam parte da rotina, como e-mail e o próprio Google Hangouts, plataforma utilizada para os atendimentos. A escola também preparou contas para que todos pudessem acessar o Google Sala de Aula. “Também levamos em conta a ferramenta que o aluno se sinta mais confortável, como ligação telefônica ou Whatsapp”.

Os alunos que procuram atendimento são, na grande maioria, do Ensino Médio e a dúvida mais frequentemente é sobre como elaborar um plano de estudos em casa. Quando o atendimento é para algum aluno do Ensino Fundamental, quase sempre é solicitado pelo responsável e a abordagem passa por questões de motivação ou adaptação do aluno ao ensino não presencial.

Be the first to comment on "Rede de colégios no Rio mantém atendimento psicológico online para alunos durante a quarentena"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*