Iniciativa contemplará alunos de 24 territórios com cursos profissionalizantes e desenvolvimento de competências socioemocionais e vivências nas comunidades em que residem
Com 500 vagas disponibilizadas para 12 cursos gratuitos, o Projeto Niterói Jovem EcoSocial II teve aula inaugural realizada na noite desta quarta-feira (28), na sala Nelson Pereira dos Santos na Reserva Cultural de Niterói. Desenvolvido por meio de parceria entre Firjan SENAI SESI e Prefeitura de Niterói, o projeto atenderá alunos entre 16 e 24 anos, moradores do município. Até o momento, mais de 480 alunos já foram selecionados. Ao longo da próxima semana, o processo seletivo dos demais candidatos inscritos será concluído para o preenchimento da totalidade das vagas ofertadas. Neste último processo seletivo foram registradas 1200 inscrições.
Durante a cerimônia de abertura das atividades, que contou com a presença do prefeito de Niterói, diretoria da Firjan, secretariado da gestão pública e alunos, foram destacados os resultados positivos do projeto. A iniciativa, que teve a primeira edição realizada entre os anos de 2019 e 2021, registrou 30% de empregabilidade entre os alunos. A expectativa, com a ampliação de ofertas de cursos profissionalizantes, é de aumento neste índice.
Esse dado foi destacado pelo presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, que ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento profissional e social. Os alunos recebem qualificação técnica nas unidades da Firjan e desempenham atividade de campo por 24 comunidades de Niterói. “Esse é um projeto que vem se aprimorando. Com cursos em áreas como gestão, tecnologia, meio ambiente, elétrica, essa iniciativa vem desempenhando importante papel para a transformação de vidas através da educação e da responsabilidade social”, destacou Caetano.
Os alunos aprovados terão entre os dias 10 e 19 de outubro para a realização das matrículas para os cursos profissionalizantes que começam no dia 1/11. “O projeto contempla diferentes áreas com o intuito de oferecer alternativas diversificadas para a formação dos alunos que terão todo o suporte ao longo dos cursos”, destaca Eliane Damasceno, coordenadora de projetos integrados de Responsabilidade Social da Firjan SESI.
Serão formadas 24 turmas, nos turnos da manhã e tarde, para os cursos de padeiro, confeiteiro, operador de suporte técnico, desenvolvedor de aplicativo, assistente de marketing digital, eletricista instalados residencial, agentes de reflorestamento e saneamento, mecânico de refrigeração doméstica e de motocicletas, auxiliar de operações logísticas e assistente administrativo. “O projeto tem variadas opções de capacitação para a região. Esperamos avançar ainda mais e que a partir da qualificação, que os alunos conquistem seu lugar no mercado de trabalho”, destacou Anderson Carolo, gerente da Regional Firjan Leste Fluminense.
“Essa é uma ação conjunta entre a Firjan e a Prefeitura de Niterói, viabilizando os cursos e ainda transporte, alimentação e ajuda de custo aos alunos. O projeto ganhou uma maturidade muito importante. Estamos na segunda edição e essa é uma grande oportunidade para todos esses alunos. Espero daqui a uns anos eu poder ver todos inseridos no mercado de trabalho”, destacou Sérgio Yamagata, presidente da Firjan Leste Fluminense.
O projeto Niterói Jovem EcoSocial II tem o intuito de capacitar profissionais para o mercado de trabalho de forma ampla, além de promover a inclusão social. “Precisamos tomar consciência que o caminho para o desenvolvimento é o da sustentabilidade. Por isso construímos um programa social, de formação profissionalizante, pegando como eixo ações ambientais. Tenho que agradecer a parceria da Firjan que é a organização empresarial mais importante do nosso estado”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Schmidt Grael.
O Projeto Niterói Jovem EcoSocial II contemplará nesta edição moradores de 24 territórios, entre os quais Bonsucesso, Beira da Lagoa, Boa Esperança, Jacaré, Rio do Ouro, Várzea das Moças, Maria Paula, Fazendinha, Praia Grande, Morro da Penha, Teixeira de Freitas, Caranguejo, Juca Branco, Coreia, Coronel Leôncio, Travessas, Nova Brasília, Buraco do Boi, Pátio Leopoldina, Morro da Ilha da Conceição, Boa Vista, São Lourenço, Vintém e Zulu (Santa Rosa).
Deixe o seu comentário