Programa Dupla Escola no ENEM 2018 inaugura caminhada no ensino superior junto aos aprovados

A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a RioSolidario, o PSA Groupe e a Firjan SENAI-RJ teve 26 jovens aprovados no ENEM 2018 dentro do Programa Dupla Escola

Vinte e seis jovens que estão inseridos no Programa Dupla Escola foram aprovados no ENEM 2018. Este programa tem parceria entre o RioSolidario, o PSA Groupe, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a Firjan SENAI-RJ. Alguns estudantes alcançaram média suficiente para garantir vagas em universidades públicas, enquanto outros renderam média suficiente para garantir bolsas de estudo de até 100% em universidades particulares. Os estudantes iniciam sua vida acadêmica esta semana, após o carnaval.

O Programa Dupla Escola tem como objetivo converter a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro.

O programa foi concretizado em 2016 no Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa com 70 alunos. Ele é parte integrante do Programa Futuro Agora do RioSolidario. Atualmente, ele possui mais de 200 estudantes envolvidos, todos divididos entre os três anos do Ensino Médio.

Segundo a diretora-executiva do RioSolidario, Juliana Dias, “esse resultado comprova o trabalho de excelência realizado pelo projeto Dupla Escola através de parceria com a PSA Groupe, a Secretaria de Educação e a FIRJAN Senai-RJ, buscando promover a vivência de uma carreira ainda dentro da sala de aula. Essa integração entre os ambientes acadêmico e profissional é um dos focos do nosso trabalho no RioSolidario: proporcionar aos jovens em vulnerabilidade social a preparação, a base e a possibilidade de buscar novos caminhos no mercado de trabalho”, esclareceu.

Pesquisas da SEEDUC indicam que o jovem tem interesse em cursos de formação profissional, que o qualifiquem para o mercado de trabalho. Já se encontra na rede estadual algumas unidades escolares que oferecem esses cursos, todos funcionando com muita competência.

A educação é fator estratégico para que o estado do Rio de Janeiro dê continuidade ao seu processo de desenvolvimento socioeconômico. É por meio da produção de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades indispensáveis para o mundo do trabalho, que um Estado cresce e se desenvolve, desencadeando, assim, aumento da renda e qualidade de vida para os cidadãos. Por outro lado, o conhecimento apreendido representa uma ferramenta para que o jovem tenha segurança diante da vida e do mundo do trabalho. Hoje, um dos desafios é estabelecer uma vinculação entre o Ensino Médio e a formação para vida profissional, a fim de antecipar a qualificação dos jovens para atuarem numa sociedade em franco crescimento econômico.

A proposta do Governo do Estado do Rio de Janeiro é promover o crescimento de forma integrada, para atender aos anseios dos cidadãos e às demandas das empresas que acreditam no potencial que a região apresenta.

Já o Gerente-Geral de Relações Externas Brasil do PSA Groupe, Fernando Flórido, a conquista dos estudantes corrobora quanto ao propósito do programa, vigente no momento de sua elaboração, servindo de inspiração para os demais jovens que ainda vão entrar no Dupla Escola.

Fernando ainda explica que “é muito importante para nós o sucesso desses jovens, que demonstra todo o empenho e dedicação não só deles, mas também do corpo docente, todos engajados e comprometidos com os objetivos que norteiam o projeto desde seu lançamento: a valorização da educação e a certeza de ser esse o caminho para um futuro melhor. Que o sucesso desses jovens em seus estudos possa inspirar tantos outros que buscam um lugar na universidade”.

O Governo do Estado Rio propõe as empresas o objetivo de somar forças e garantir, por meio dos investimentos em educação, o futuro que se sonha.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*