Produção das indústrias do Centro-Sul Fluminense alcança maior resultado desde janeiro de 2019

Sondagem Industrial da Firjan mostra retomada e diminuição da ociosidade nas fábricas. Saúde financeira das empresas tem leve melhora

As indústrias do Centro-Sul Fluminense alcançaram em setembro o seu maior nível de produção desde janeiro de 2019. A Sondagem Industrial, divulgada pela Firjan, mostra que o desempenho da indústria no mês alcançou 62,1 pontos. O resultado é reflexo do crescimento em julho e agosto, após intensa queda nos meses de maior impacto da pandemia da Covid-19. A ociosidade também diminui e a utilização da capacidade instalada alcançou 65%, em linha com a média histórica (65%).

Com esse movimento, o indicador de número de empregados também obteve crescimento e fechou setembro com 55,2 pontos. Em paralelo, o estoque de produtos finais (52,0) registrou crescimento ao longo do trimestre e ficou acima do planejado (49,0) pelos empresários.

A pesquisa mostra ainda que os resultados positivos na produção refletiram na saúde financeira das empresas. O indicador que mostra a situação das contas dos negócios teve evolução (48,3), assim como a margem de lucro (45,7), que subiu desde os primeiros meses da retomada, mas ainda está abaixo do considerado ideal pelas industriais. O acesso ao crédito, que chegou ao seu pior patamar da série no segundo trimestre, registrou avanço de 18 pontos neste trimestre, mas ainda gera insatisfação.

Em relação ao futuro, os empresários acreditam que os bons resultados obtidos na retomada poderão seguir trazendo melhores números para a região. A demanda por produtos industriais deve crescer (68,1) mantendo a curva dos últimos quatro meses, assim como a compra de matéria-prima (71,6 pontos) e número de empregados (56,9 pontos), que registraram otimismo pelo terceiro mês seguido. 

A expectativa em relação as exportações, que chegou a ficar positiva (66,7 pontos), voltou para os 50 pontos, indicando estabilidade. O mesmo ocorre com os investimentos (50,9 pontos), que seguirão paralisados por conta das incertezas geradas pela pandemia.

A Sondagem Industrial é um levantamento de opinião empresarial, que tem como objetivo identificar as situações passadas e expectativas futuras indústria. A pesquisa foi realizada com empresas dos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Três Rios. O documento completo está disponível no endereço: http://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sondagem-industrial-do-rio-de-janeiro.htm.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*