A Black Friday começa zero hora desta sexta (29.11) em várias lojas da cidade. O dia é marcado por muitas liquidações inspiradas nas grandes queimas de estoques feita pelo comércio americano, quando eles celebram o Dia da Ação de Graças. Além das lojas físicas, as promoções acontecem também pela internet e o Procon Petrópolis preparou uma lista de dicas para que a compra online seja mais segura e sem futuras frustrações. A fiscalização do órgão estará atenta para impedir cobranças extorsivas e evitar falsas propagandas no comércio da cidade.
Uma das orientações do Procon é que durante as compras, o consumidor esteja bem alerta quanto a possíveis fraudes. O órgão estará com três equipes espalhadas pela cidade, em tempo real para acompanhar e fiscalizar os estabelecimentos. A população deve ficar de olho em alguns pontos como a reputação da loja que vai comprar, a forma de pagamento escolhida, monitorar os preços para evitar ser enganado, preços muito inferiores do praticado no mercado, entre outros.
“As ações de prevenção das fraudes do Black Friday acontecem de forma inédita na cidade. Somos os pioneiros nessas ações. Começamos a fazer o levantamento dos principais produtos no início do mês e temos tudo catalogado para fiscalizar as lojas também durante a madrugada de sexta. O objetivo é evitar possíveis fraudes aos consumidores”, destacou o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.
Vai fazer compras na Black Friday? Confira as orientações:
Observe se a loja é confiável. Sites como Reclame Aqui e listas negras dos PROCONs são ferramentas essenciais para o consumidor ficar mais atento em suas compras. Também é recomendável a pesquisa do CNPJ na Receita Federal para verificar a situação cadastral da empresa, se ela está ou não irregular, se sua atividade coincide com o que é apresentado on-line e se de fato, ela existe.
Não disponibilize os dados para qualquer fornecedor. Se o consumidor receber uma mensagem com um link para um site desconhecido, ou que solicite seus dados pessoais, ele estará correndo risco de sofrer um golpe.
Pesquise sobre os preços, condições e qualificações do produto. O consumidor deve sempre estar atento a todas as informações para que não seja surpreendido na hora da entrega, ou na hora do pagamento.
Fique atento aos seus direitos. O Direito do Consumidor dispõe de dispositivos legais que são de extrema importância, principalmente na Black Friday. Por exemplo, segundo o CDC, no artigo 35, caso a empresa se recuse a cumprir com o que foi estabelecido, o consumidor pode decidir entre exigir o cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto ou prestação de serviços equivalente ou rescindir o contrato com direito à restituição da quantia antecipada, monetariamente atualizada e perdas e danos. Outro direito importante é o Direito de arrependimento, disposto no artigo 49, que garante ao consumidor o prazo de 7 (sete) dias para cancelar a compra feita fora do estabelecimento, seja pela internet ou por telefone, com a garantia de restituição do valor total que foi investido.
O consumidor deve estar a par de todos os passos de uma compra online. Primeiro, ao escolher o produto, aparecerão as opções de escolher a quantidade e cálculo do frete. O frete será calculado de acordo com a região do endereço de entrega. Uma dica é fazer diversas compras com um único frete. Vale mais a pena pagar somente por um valor do que gerar vários. As empresas também disponibilizam um espaço para colocar o código do cupom. Os cupons concedem descontos que serão abatidos do valor total do produto.
Preste atenção na forma de pagamento. Alguns sites disponibilizam o pagamento em boleto, cartão de débito e de crédito. A maioria dos consumidores acabam optando pelo cartão de crédito, pois acaba sendo mais cômodo. Porém, novamente, o consumidor deve ter certeza absoluta que o site é confiável. O pagamento na forma parcelada geralmente costuma gerar um valor maior que o pagamento a vista. Isto porque o pagamento parcelado acarreta em juros pela quantidade de parcelas.
Quanto mais tempo durar para efetuar o pagamento, maiores serão os juros. Postagens de “expectativa X realidade” são muito conhecidas na internet, quando a pessoa compra um produto e recebe outro totalmente diferente. Os selos de segurança são certificados concedidos aos sites para evitar possíveis fraudes ao consumidor. Eles conferem proteção de dados, melhoram transações com cartões de crédito e ajudam as empresas a aparecerem em primeiro lugar nas pesquisas online. Além disso, também valorizam a marca.
Os sites com o selo de segurança apresentam um informativo na barra de pesquisa com o informe “navegação segura”, ou “conexão segura”. Se um site apresentar este aviso, o consumidor poderá navegar tranquilamente.
Deixe o seu comentário