Estudo desenvolvido por técnicos da prefeitura, especialistas da área de saúde e representantes de entidades empresariais será apresentado à população na terça-feira (19)
A Prefeitura de Niterói inicia na próxima quinta-feira (21) uma transição gradual para uma nova normalidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves, em pronunciamento nas redes sociais. O plano, que está sendo desenvolvido por técnicos da prefeitura, especialistas da Fiocruz, UFF, UFRJ e representantes de entidades empresariais será apresentado na terça-feira (19).
“As ações da Prefeitura de Niterói estão sendo desenvolvidas com base na ciência e na análise de experiências internacionais que foram bem-sucedidas no combate ao coronavírus. É importante ressaltar que o isolamento social continua sendo a nossa maior arma e que só devemos sair às ruas em caso de extrema necessidade, e sempre usando máscaras. Contamos com o apoio, a perseverança e a disciplina dos niteroienses para o sucesso dessa transição gradual para uma nova normalidade”, afirmou o prefeito.
O secretário de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, disse que quase seis mil pessoas já acionaram o número 153 desde o dia 19 de março, com chamadas relacionadas ao Covid 19, incluindo dúvidas sobre os benefícios concedidos pela Prefeitura, denúncias contra descumprimento das leis de prevenção sanitárias por parte de comércio, bancos supermercados entre outras demandas. O número é atendido por Guardas Municipais do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que direcionam a demanda de acordo com órgão.
“Esta semana vamos ampliar a fiscalização com verificação de temperatura também para quem está circulando dentro da cidade. Quem estiver com a temperatura acima do normal será encaminhado para as nossas unidades de saúde. Vamos manter as restrições para mantermos o achatamento da curva, mas ainda é importante que todos fiquem em casa”, orientou Paulo Henrique.
Benefícios sociais até dezembro – O pagamento dos benefícios sociais emergenciais Renda Básica Temporária e Busca Ativa, que será feito por três mês pela Prefeitura de Niterói, foi prorrogado até dezembro deste ano. Por meio destes programas, famílias niteroienses que mais precisam recebem um auxílio de R$ 500 por mês. Cerca de 50 mil famílias niteroienses estão sendo atendidas pelos programas sociais emergenciais do município.
Nesta semana serão feitos os créditos para os cartões do programa Renda Básica Temporária. Entre os dias 18 e 20, será feito o crédito para as famílias do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal, que receberam os cartões em abril. Nos dias 21 e 22, será a vez das famílias com filhos matriculados na rede municipal de ensino, que receberam os cartões na semana passada.
Economia – A Prefeitura de Niterói está com inscrições abertas para o programa Empresa Cidadã 2, que vai ajudar micro, pequenas empresas, entidades religiosas, organizações sindicais, clubes e entidades filantrópicas no pagamento da folha de empregados. Pelo programa em que o poder público municipal vai fazer o depósito de um salário mínimo, por três meses para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e organizações sindicais com até 40 funcionários e alvará na cidade. Como contrapartida, as empresas se comprometem a não reduzir seu número de funcionários até seis meses após a adesão ao programa.
A nova etapa do programa, que terá inscrições até o dia 26, vai incluir clubes e entidades filantrópicas de Niterói, que terão o auxílio no pagamento de até 20 funcionários. Para essas instituições, não há limite de empregados. A expectativa é preservar 5 mil postos de trabalho e as inscrições podem ser feita no site https://www.empresacidada.niteroi.rj.gov.br/.
O programa Empresa Cidadã 1 foi encerrado neste fim de semana com 2.445 empresas cadastradas, preenchendo os 10 mil postos de trabalho previstos.
Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no domingo (17), Niterói tem 1.286 casos confirmados de Covid-19, com 650 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 70 óbitos e tem 491 recuperados.
Homenagem – O movimento #Niteróiaplaudequemcuida terá uma segunda edição nesta terça-feira (19) para homenagear os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus na cidade. Organizado por diversas entidades da sociedade civil e com apoio da Prefeitura de Niterói, o movimento pede que a população vá para as janelas e varandas de suas casas às 20h para aplaudir e demonstrar gratidão a profissionais de saúde, trabalhadores de serviços essenciais, guardas, assistentes sociais, agentes de supermercados, caixas e garis, entre outras categorias.
Deixe o seu comentário