Pesquisa mostra mapa de preços on-line para consumidor ficar de olho nos descontos na Black Friday

O mestre em economia Lauro Barillari,  alunos de graduação, pós graduação e recém formados  pesquisam 60 produtos entre eletrodomésticos, informática, móveis, vestuário, brinquedos e celulares

O mês de novembro desperta a atenção e o interesse de milhares de pessoas com objetivo de garimpar produtos com descontos que podem chegar a até 90% do preço original. Afinal, no dia 26 vai rolar a esperada Black Friday. Como o consumidor nem sempre tem tempo para uma pesquisa mais detalhada, o professor de economia Lauro Barillari identificou a oportunidade de criar uma pesquisa e desenvolver um mapa de preços on-line em colaboração com alunos de graduação, pós graduação e recém formados, englobando uma amostra de 2.400 coletas para 60 produtos, divididos nas categorias eletrodomésticos, informática, móveis, vestuário, brinquedos e celulares/acessórios.

Lauro Barillari explica que os itens escolhidos são populares, de diversas categorias e faixas de preço visando atender a demanda de diferentes consumidores. “A primeira coleta da pesquisa ocorreu no dia 13 de outubro, um pouco mais de um mês antes da Black Friday e, a última, será uma semana após da data do evento, com o objetivo de registrar de forma dinâmica o comportamento dos preços no período, por meio de um mapa de cotações, e analisar a efetividade dos descontos oferecidos pelas lojas no Brasil. Para isso, os pesquisadores fazem o acompanhamento dos preços dos produtos mais procurados em diferentes lojas e datas”, conta.

Segundo o professor Barillari, a pesquisa de campo é inovadora e tem o propósito de oferecer ao consumidor uma ferramenta para avaliar a compra, dando a ele uma referência de preço e permitindo a comparação entre diferentes estabelecimentos. “A pesquisa visa também ficar de olho naqueles que remarcam para cima alguns preços antes de dar o desconto, desviando a finalidade do evento, que é aproveitar os descontos reais”, frisa. O professor destaca também que o mapa de cotações  estará disponível para o consumidor a partir do dia primeiro de novembro, através do link encurtador.com.br/xDG02. Qualquer pessoa pode acessar os preços de 60 itens classificados em seis categorias e acompanhá-los em tempo real, ao longo do mês de Novembro, de acordo com as atualizações feitas pela equipe da pesquisa. 

“Entre os itens mais solicitados pelos consumidores estão os computadores, celulares, televisores, móveis para casa, roupas e calçados. A equipe da pesquisa estima que até o dia 26 o mapa de preços on-line receba milhares de acessos, ajudando o consumidor a ficar de olho nos descontos e efetuar boas compras”, avalia Barillari. O consumidor encontra e pode acompanhar na pesquisa os preços de cafeteira, televisão, micro-ondas, ar-condicionado, lavadora de roupas, notebook, impressora, microfone para videoconferência, celular, fone de ouvido sem fio, pau de selfie, guarda roupa, sofá, mesa de centro, tênis, sapato, calça jeans, camisa, bermuda, saia jeans, boneco articulado, quebra-cabeça e outros produtos.

A Black Friday é uma data comercial, popularizada nos EUA em meados da década de 90, com o objetivo de melhorar as vendas antecipando o Natal e ampliando o período de compras. Devido ao grande sucesso de vendas, foi adotada por diversos países do mundo, como o Brasil. Nos EUA, o evento acontece, tradicionalmente, na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é na quarta quinta-feira do mês de novembro. Aqui no Brasil, o evento será no próximo dia 26. A onda da Black Friday chegou aqui no Brasil, em 2010, com foco nas vendas on-line e, hoje, já representa um dia importante para o comércio eletrônico e físico. As vendas da Black Friday cresceram 25,1%, em 2020, segundo a consultoria Ebit Nielsen. O faturamento desta data foi de R$4,02 Bilhões no e-commerce.

Equipe:

Professor Lauro Barillari

Dayani Christini Paulino da Silva da Costa

Davi Monteiro de Santana

Everton de Jesus Silva

Fábia Daniele da Silva Fernandes

Pâmela Ameal Simões 

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