Após o processo eleitoral que definiu os parlamentares juvenis de cada município, a 12ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj entra na sua fase de confecção dos projetos que serão defendidos e votados na semana de 24 a 30 de novembro deste ano. A cidade de Nova Friburgo recebeu a primeira aula de capacitação, nesta quarta-feira (02/10), que reuniu os eleitos da Coordenaria Regional Serrana II. Nesta edição, a novidade fica por conta da criação de um projeto coletivo regional. Cada região terá um projeto voltado para sua área, além de um individual por participante.
Na capacitação, o coordenador do projeto, Wanderson Nogueira, repassou, pela manhã, o conteúdo das aulas à distância e tirou dúvidas. Posteriormente, promoveu um debate sobre a importância da política, da democracia, do Legislativo e da participação popular. Na parte da tarde, os futuros deputados juvenis começaram a elaborar seus projetos de lei, por meio de uma dinâmica onde a troca de ideias faz com que cada um possa auxiliar o outro. As propostas, no entanto, só deverão ser enviadas 15 dias após as aulas, por meio de uma plataforma on-line.
A próxima capacitação será realizada nesta quinta-feira (03/10), em Iguaba Grande, reunindo participantes das cidades da Baixada Litorânea. Na sexta-feira (04/10), será a vez de Petrópolis, com a aula sendo voltada aos representantes da Regional Serrana I. Essa qualificação presencial ainda passará por cidades como Rio, Valença, Volta Redonda, Itaperuna e Campos dos Goytacazes, contemplando os 92 municípios do Estado.
Deixe o seu comentário