Em meio à crise econômica pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas estão fechando as portas, enquanto outras estão atravessando a fase com certo fôlego e expandindo operações. Remar contra a maré, significa que há novas empresas surgindo neste mercado adaptado mediante à tomada de decisões rápidas, com adaptação aos novos formatos de atendimento.
Fânia Barbosa começou com sua mãe e sócia Carla Faria, em 2010. A ideia era apenas uma renda extra, sem nome e com baixo investimento, direcionado apenas para o produto. As duas começaram a vender calça jeans para pessoas conhecidas. Um ano depois, com um público um pouco maior, as sócias sentiram a necessidade de um espaço, que foi montado na parte de baixo de casa, somente para acolhimento do cliente, sem conforto e nem beleza. Em seguida, veio a necessidade de escolher um nome para a loja.
“Minha filha na época com três anos, que se chama Mel, ganhou o apelido no transporte escolar de Mel Limão, pois a mesma era bem levada, e a dona do transporte todos os dias falava que nós a havíamos enganado, pois de doce a Mel não tinha nada, que ela era um limão. E daí surgiu a ideia do nome Mel Limão, uma vez que a iniciativa da renda extra tinha acontecido exatamente pelo nascimento da minha filha.” – diz Fânia Barbosa.
Durante 8 anos, a loja foi renda extra, já que Fânia tinha o seu emprego fixo. Após demissão ao seu emprego principal, a empreendedora teve que se dedicar mais ao seu estabelecimento de segunda renda, que logo teve que virar fruto de primeira renda. Um ano depois do início da decisão e dedicação total ao negócio, veio a pandemia. “Eu pensei primeiramente em como não perder as clientes que já tinha fidelizado. Comecei a fazer cursos gratuitos de política de encantamento do cliente. E deu certo. Logo depois, pensei em como atrair mais clientes, fazer com que aqueles que não nos conheciam passassem a visualizar a loja, e foi através das redes sociais com tráfego orgânico e pago, que dei início ao processo. Mantive o orçamento, não reduzi custo, porém analisei melhor o meu nicho para que eu reduzisse o risco de uma venda mal feita.” – comenta Fânia.
Apostando no cliente, trazendo intimidade com a loja e colocando todos em outro patamar, a empresária fez com que os clientes tivessem orgulho de comprar em sua loja. E como um efeito dominó, outras pessoas viram o tratamento e se identificaram. Fazendo o que ama e sendo desafiada, tendo que conquistar e reconquistar todos os dias, a proprietária da Mel Limão se sentiu motivada a seguir em frente. “É trabalhoso, mas não é difícil. Um cliente satisfeito, fala para 4 pessoas. O insatisfeito, fala para 10. Tivemos um aumento no faturamento de 50% na pandemia. Usando apenas estratégias e conhecimentos gratuitos.”
A empreendedora faz questão de frisar, que focar no seu nicho, buscar conhecimento e estudo, é essencial. O segredo da venda nos tempos de hoje está nos mínimos detalhes. Não sair do seu ramo é importante. Evoluir e vender vai além de ter um produto, colocar preço e entregar, a melhor proposta de venda é mostrar a solução. “Eu não vendo roupa, eu vendo autoestima.” – finaliza Fânia Barbosa.
Conheça a loja Mel Limão acessando o Instagram: @mel.limaoo.
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