O que esperar de Atlético de Madrid e Barcelona nas quartas de final da Liga dos Campeões?

Duas equipes da LaLiga Santander ainda estão vivas na Liga dos Campeões mais atípica da história, com Atleti e Barça enfrentando adversários alemães nesta semana

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o formato da competição continental mais importante do mundo foi ligeiramente alterado – para o restante da temporada 2019/2020. Com isso, todos os jogos das quartas de final em diante serão disputados em duelos únicos, ocorrendo com portões fechados e em campo neutro, em Lisboa.

Nesta fase, enquanto o Atleti defronta o RB Leipzig no Estádio José Alvalade (casa do Sporting CP) na quinta-feira, 13 de agosto; o Barcelona mede forças com o Bayern de Munique no Estádio da Luz (onde o Benfica costuma jogar) na sexta-feira, 14 de agosto. São duas eliminatórias de dar água na boca, valendo nada menos que vaga nas semifinais.

Aqui, está uma pequena análise do que cada um dos representantes da LaLiga pode esperar.

Atlético de Madrid vs RB Leipzig (Quinta-feira, 13, às 16h)

Em termos de como Atlético Madrid e RB Leipzig chegaram a esta fase, existem muitos paralelos. Ambos avançaram às quartas de final ao derrotar um finalista da última temporada, com os Rojiblancos eliminando o atual campeão Liverpool e o lado alemão superando o vice Tottenham. Além disso, os dois times completaram a última fase eliminatória (as oitavas) antes da pandemia forçar a parada do futebol. Então, desde março, eles sabem que teriam as quartas de final da Liga dos Campeões para desfrutar.

Essas equipes também terminaram na mesma posição em suas respectivas ligas. Na LaLiga Santander, o Atlético de Madrid ficou em terceiro – pela oitava temporada consecutiva terminando entre os três primeiros da competição nacional -, enquanto o RB Leipzig fez o mesmo na Bundesliga – para consolidar ainda mais o seu recém-conquistado status de uma das melhores equipas da Alemanha.

No entanto, existem diferenças quando se trata de como essas equipes jogam. O RB Leipzig é mais voltado para o ataque, marcando uma média de 2,33 gols por jogo nesta temporada, e sofrendo 1,13. O Atleti, por outro lado, prefere focar primeiro na defesa e vem marcando 1,37 gols por jogo nesta campanha – enquanto sofre apenas 0,76. Vale destacar, no entanto, que o grande artilheiro do RB Leipzig nesta temporada, Timo Werner, não entrará em campo, uma vez que o mesmo já acertou sua transferência ao Chelsea.

Os treinadores Diego Simeone e Julian Nagelsmann concordam que esta eliminatória é 50-50. Ou seja, promete ser um encontro fascinante entre duas equipes de qualidade semelhante, mas estilos contrastantes.

FC Barcelona vs Bayern de Munique (Sexta-feira, 14, às 16h)

Ao mesmo tempo em que o confronto do Atleti com o RB Leipzig seja o primeiro encontro entre as duas equipes, o mesmo não pode ser dito do embate entre Barcelona e Bayern de Munique. Este é um jogo clássico entre dois gigantes do futebol europeu, duas equipes que ganharam a competição em cinco oportunidades cada. Na verdade, estes são os únicos dois clubes restantes na edição deste ano que têm experiência de vencer a principal competição de clubes da Europa.

Houve duelos clássicos entre esses dois ao longo dos anos. No total, eles se enfrentaram dez vezes, com grande vantagem do clube bávaro: afinal, foram apenas duas vitórias do Barça, dois empates e seis triunfos do Bayern. A última vez que os blaugranas levaram a melhor sobre o rival desta semana, foi na temporada 2014/2015 – ano do último título do Barcelona nesta competição -, quando Lionel Messi e companhia fez 3-0 dentro de casa.

Por falar no craque argentino, foi justamente nesse jogo que ele deu aquele drible histórico no zagueiro Jerome Boateng. Com os culés avançando de fase, mesmo após uma derrota por 3-2 no duelo de volta, na Alemanha.

Por essas e outras coisas, que o confronto tem tudo para ser sensacional. Ainda mais que de um lado teremos o atacante do Bayern de Munique, Robert Lewandowski, na busca por ser o grande artilheiro da temporada; e de outro o gênio Lionel Messi na busca por mais um título europeu – aliás, em caso de derrota, esse será o primeiro ano do argentino sem nenhuma taça conquistada.

E depois das quartas de final?

Caso o Atleti avance para as semifinais, enfrentará o vencedor de Atalanta vs PSG, enquanto o Barcelona medirá forças com o vencedor de Manchester City vs Lyon. Ainda há um longo caminho a percorrer, e ambas as equipas vão pensar apenas nos embates das quartas, sonhando em entrar em campo em uma final totalmente espanhola – no Estádio da Luz, dia 23 de agosto.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*