Niterói inicia a terceira dose da vacina contra Covid-19 em acamados a partir de 70 anos

Foto: Ronstik - Pixabay

A vacinação permanece em repescagem contínua para todos os moradores da cidade com idade superior a 12 anos

Após completar o calendário de vacinação para moradores acima de 12 anos, a Prefeitura de Niterói inicia, nesta sexta-feira (10), a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em acamados ou pessoas com dificuldade de locomoção a partir de 70 anos e que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. A dose de reforço também será aplicada em pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, poderão se vacinar pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco. 

O morador de Niterói que recebeu a primeira e segunda dose em sua residência e já possui cadastro na Secretaria Municipal de Saúde não precisa realizar nova solicitação para receber a dose de reforço. Neste caso, as equipes da secretaria entrarão em contato diretamente. Para aqueles que não realizaram a imunização em sua residência e hoje estão em condição de acamados podem fazer o agendamento pelo link: bit.ly/acamados3adose.

No dia da visita da equipe de vacinação é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovantes da primeira e segunda doses, documentação com foto e CPF; e laudo ou declaração médica justificando a necessidade da vacinação na residência. Para os imunossuprimidos também é necessário apresentar laudo médico da condição de saúde ou receita médica.

Vacinação nas policlínicas – Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), a vacinação com a dose de reforço também segue nas policlínicas para pessoas com mais de 70 anos e que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. São oito postos disponíveis, e os idosos devem levar os comprovantes da primeira e da segunda doses, documento de identidade e comprovante de residência em Niterói. 

No sábado, a vacinação ocorrerá nas Policlínicas Regionais Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, das 8h às 12h, com entrada até as 11h30.

A dose de reforço também será aplicada nessas unidades em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, poderão se vacinar pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco. Para esse grupo, será necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e de vacinação, laudo médico ou receita médica.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, o prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou o avanço da vacinação no município.

“Com a conclusão da vacinação até 12 anos e o avanço da dose de reforço, estamos chegando em um momento que sentimos a necessidade de adotar uma nova metodologia, que foi desenvolvida pela Prefeitura, para a análise do indicador síntese. Em breve, vamos divulgar novas medidas para administrar esse período de superação desse momento mais difícil que enfrentamos. É importante reforçar que isso não significa que a pandemia tenha acabado, mas estamos chegando em um novo momento com o avanço expressivo da vacinação que tivemos em Niterói”, disse.

Repescagem contínua – Com a chegada do calendário de vacinação da cidade aos 12 anos, Niterói está em repescagem contínua. Todos os adultos e adolescentes da cidade que ainda não se imunizaram podem tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os 10 pontos distribuídos pelo município têm entrada liberada das 8h às 16 horas, e a aplicação das vacinas até 17 horas. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h. Para as gestantes, lactantes e puérperas, a imunização ocorre em três locais: Policlínica Regional Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva (São Lourenço) e Policlínica Regional de Itaipu.

Programas sociais – Durante a transmissão ao vivo, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, informou o cronograma de recarga dos cartões para o pagamento dos benefícios sociais em setembro.

Para as famílias inscritas no CadÚnico, a recarga será efetuada a partir desta sexta-feira (10), para pessoas com nomes iniciados de A até F. No sábado (11), para quem tem nome iniciado de G até M, e no dia 12, para iniciais de N até Z.

Nos dias 13 e 14, será a vez do pagamento para as famílias de alunos da rede municipal que não estão inscritas no CadÚnico. De acordo com o cronograma de ordem alfabética, no dia 13 recebem os responsáveis com nomes iniciados pelas letras de A até J. No dia 14, aqueles com a letra inicial do nome de K até Z.

Os profissionais inscritos no Busca Ativa, que inclui categorias como artesãos, trabalhadores da economia solidária, catadores de recicláveis, produtores agroecológicos, entre outros, terão a recarga efetuada no próximo dia 15.


Locais de vacinação para dose de reforço em idosos e adolescentes:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.

Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

Locais de vacinação para pessoas acima de 18 anos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Posto volante no Ginásio do Colégio Gomes Pereira – Rua Nilo de Freitas, 40 – Largo da Batalha

Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*