Niterói assina contrato para compra de 800 mil doses da vacina Sputnik V

Foto: Alexandre Nemenov/AFP

Município vai importar 800 mil doses do imunizante russo contra a Covid-19

Niterói abriu mais uma frente para a compra de vacinas para imunizar a população. O prefeito Axel Grael assinou nesta quarta-feira (31) o contrato para a importar 800 mil doses da vacina russa Sputnik V. Com a assinatura, Niterói passa a fazer parte do Consórcio formado por estados do Nordeste e outras duas cidades: Araraquara (SP) e Maricá.

O contrato segue para Moscou para a assinatura dos representantes russos e retorna com um cronograma de entrega de imunizante definido para Niterói. Cada dose custará 9,95 dólares.

“Nós não estamos medindo esforços para vencer essa guerra contra a Covid-19. Temos tomado todas as providências de prevenção e combate à pandemia, mas a nossa maior arma é mesmo a vacina. Por isso, estamos buscando no mundo onde podemos comprar uma vacina que esteja disponível, seja segura e eficaz”, disse o prefeito Axel Grael. “A assinatura desse contrato nos dará um calendário de remessa de lotes e a esperança de acelerarmos a imunização da nossa população”.

Eficácia – A Sputnik V é uma vacina registrada em mais de 55 países. O ensaio clínico foi realizado em mais de 31 mil voluntários. A Fase III da pesquisa está sendo realizada nos Emirados Árabes, Índia, Venezuela e Belarus. Os ensaios demonstraram 90% de eficácia da vacina na imunização.

Em outra frente de negociação, o prefeito Axel Grael confirmou a participação de Niterói, no dia 22, no Consórcio para compra de vacinas Contra Covid-19 pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), juntando-se a mais de dois mil prefeitos de capitais brasileiras.

Foto: Berg Silva // Vice-prefeito Paulo Bagueira, prefeito de Niterói Axel Grael e secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira

Esforço – Em dezembro de 2020, a Prefeitura de Niterói assinou um memorando para a compra, com recursos próprios, de 1,1 milhão de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para Niterói. O Ministério da Saúde, no entanto, adquiriu todas as doses produzidas pelo Butantan, que estão sendo distribuídas para todos os estados brasileiros. Os estados distribuem para os municípios.  

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*