Não me Perturbe: Novo site para bloqueio de telemarketing indesejável está no ar

Foto: Reprodução

Os consumidores agora poderão contar com uma plataforma digital que permite bloqueio de ligações indesejadas por parte de diversas operadoras do país

Foi lançado nesta terça-feira (16), um site que permite aos consumidores não receberem mais ligações indesejadas de operadoras, através da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). É o “Não me Perturbe”. Em menos de 24 horas, mais de 620 mil cadastros já foram efetuados dentro da plataforma.

São as prestadoras de telefonia e similares envolvidas na criação do site que as obrigam a adicionar usuários que desejam não receber ligações indesejadas das operadoras: Claro/NET, Nextel, Sercomtel, Oi, Sky, Algar, Telefônica/Vivo e Tim.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), a plataforma recebeu durante o dia, em média, 13 mil acessos simultâneos, com pico superior a 40 mil acessos na parte da manhã desta terça-feira (16).

Pouco antes das 14h, o site estava sobrecarregado, o que dificultava a realização de novos cadastros. A mensagem exibida na página era a seguinte: “Devido ao excesso de usuários não foi possível incluir o seu registro, por favor tente novamente”.

De acordo com a Anatel, a validação do cadastro para aqueles que já se inscreveram no site ocorre em até 30 dias após o registro. Neste período, alguma oferta de conteúdo pode ser encaminhada. O bloqueio envolve só as principais operadoras nacionais.

Além da inclusão do nome na plataforma para não receber chamadas indesejadas, é possível retirar o nome na lista de bloqueio ou informar que continua recebendo ofertas, mesmo 30 dias após a efetuação do cadastro.

Para ficar livre deste tormento, os usuários devem entrar no site www.naomeperturbe.com.br e clicar em ‘cadastro’, junto à criação de um login e senha, para dar início ao processo de inclusão do número. Em seguida, clicar na opção ‘quero cadastrar meu número de telefone no sistema de bloqueio’.

O site solicitará alguns dados pessoais, além da companhia telefônica ou o tipo de serviço oferecido que quer bloquear.

Pelo acordo assinado entre a Anatel e as companhias telefônicas, as ligações de telemarketing só poderão ser efetuadas em dias úteis entre 9h e 21h e aos sábados das 10h às 16h, em um limite máximo de três chamadas por dia.

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