Programa da empresa, o Saúde Nota 10, atendeu mais de dois mil estudantes na região Leste do RJ com conteúdo sobre o tema neste ano
Os murais da Escola Municipal Albertina Campos, no bairro do Mutuá, em São Gonçalo, estão repletos de trabalhos desenvolvidos por alunos sobre reciclagem, cuidados com a água, entre outros. E através do programa itinerante Saúde Nota 10, a Águas do Rio levou para a escola pública informações sobre saneamento básico. Tudo de forma dinâmica e lúdica para que crianças e adolescentes se tornem embaixadores mirins e multiplicadores das informações. Somente neste ano a iniciativa atendeu mais de dois mil estudantes na região Leste do Estado do RJ.
Para os matriculados neste colégio, que contempla a pré-escola II até o 5º ano, essa parceria entre o colégio e a empresa é importante, disse a professora Gisele Ribas:
“Os alunos veem que o conteúdo ensinado está presente no cotidiano deles e comentam em casa com os pais e a família”, disse ela, que acompanhava as atividades na sala multimídia.
O ciclo da água, o tratamento para torná-la potável e a diferença entre esgoto e lixo. Matheus Aragão, de 10 anos, assistiu atento ao vídeo levado pela concessionária e acertou a pergunta sorteada na dinâmica do Saúde Nota 10 para a turma dele, indicando três itens que não podem ser jogados no vaso sanitário.
“Óleo, papel higiênico e cabelo. Isso é lixo, não é esgoto. Aprendi com o jogo e adorei”, disse o menino.
Já Manuela dos Santos, do 5º ano, reforçou a importância de manter a regularidade de limpeza do reservatório de água tratada da família. Ela disse que também vai alertar os vizinhos:
“A água chega boa na nossa casa, mas, se a gente não limpar a caixa d’água direito, podemos ficar doentes”, ensinou.
A ação segue ativa durante todo o ano, circulando os municípios atendidos pela Águas do Rio. Somente no Leste Fluminense, a iniciativa contemplou mais de seis mil alunos desde o início da concessão, em novembro de 2021.
Deixe o seu comentário