Ação conjunta foi iniciada em vias de grande importância da cidade
A Prefeitura de São Gonçalo iniciou nesta segunda-feira (4) um mutirão de limpeza e operação tapa buracos em diferentes pontos da cidade. A ação foi acompanhada pelo prefeito Capitão Nelson, que percorreu todas as frentes de trabalho. A iniciativa reuniu 200 servidores em quatro grandes mutirões de manutenção e conservação.
“Conversei com o secretário de Desenvolvimento Urbano para que todas essas caixas de passagem, galerias e redes de esgoto fossem desobstruídas. Vamos trabalhar para minimizar o impacto dos grandes temporais que estão por vir e realizar as obras adequadas para solucionar os alagamentos em Neves. Tínhamos esse problema emergencial aqui no Gradim, com buraco danificando os carros, e conseguimos minimizar os estragos provocados pelos esgotos entupidos”, disse o prefeito.
A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com apoio de agentes de trânsito e da Guarda Municipal. A escolha dos locais, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júnior Barboza, levou em conta a importância das vias em que as ações foram realizadas.
“Quem mora na cidade sabe a importância desses locais e, por isso, foram escolhidos nessa ação inicial. São vias de grande movimento e utilização”, disse. A primeira ação foi realizada às margens da Rodovia RJ-104, no bairro Colubandê, e se estendeu até a chegada ao Alcântara. As intervenções, realizadas nos dois sentidos da via, contaram com operações tapa buracos, podas de árvores, varrição e também desobstrução de bueiros e bocas de lobo.
Outra ação de limpeza teve início na altura do Clube Tamoio, no Centro, e foi realizada até o bairro Paraíso, beneficiando toda extensão da Rua Jaime Figueiredo, a popular Rua da Caminhada, via tradicionalmente usada pela população para a prática de exercícios físicos. Além da varrição, foram realizadas desobstrução de galerias pluviais e podas de árvores.
A Rua Visconde de Itaúna, na altura do Viaduto do Gradim, importante via de acesso à Rodovia BR 101, também recebeu intervenções da prefeitura, com operação tapa buracos, desobstrução de bocas de lobo e caixas de areia.
O bairro de Neves, que historicamente sofre com enchentes em períodos de chuva, por determinação do prefeito Capitão Nelson, também foi priorizado nessa primeira ação, como pontua o secretário.
“Priorizar o bairro de Neves nessa primeira ação foi uma determinação do Capitão Nelson, para que no período das chuvas, os transtornos sejam minimizados para a população”, disse.
Entretanto a resolução do problema passa por uma atribuição do Estado e, por isso, o prefeito vai buscar junto ao governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a dragagem do Rio Brandoas, que corta a região. Atualmente o rio sofre com o processo de assoreamento.
Nessa ação, todos os servidores do 4° Departamento de Conservação e Obras (DCO) foram demandados para a realização do trabalho, com limpeza de todas as caixas de areia e ralos.
Deixe o seu comentário