Exposições, shows, espaço imersivo, entre outras atrações podem ser visitados gratuitamente até o dia 25 de junho
Entre os dias 25 de maio a 25 de junho, o Museu de Arte do Rio (MAR) estará de portas abertas sem cobrar ingresso. Será possível fazer visita aos dois prédios situados na Praça Mauá e verificar as exposições como “O Rio dos Navegantes”, “Mulheres na Coleção MAR” e “Rosana Paulino: a costura da memória”, além da instalação audiovisual intitulado “FLUXO” e demais atrações que irão acontecer ao longo de todo mês.
No dia 25 de maio, o museu inaugurou seu mês especial gratuito com a abertura da mostra principal de 2019 e do seu primeiro espaço de imersão, Show “Pra Gira Girar: uma homenagem aos Tincoãs”, com participação especial de Mateus Aleluia e um pocket show da diva Teresa Cristina, cantando Paulinho da Viola.
A exposição “O Rio dos Navegantes” está como principal exposição do Museu de Arte do Rio em 2019, trazendo uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui residiram. Ao todo, são 550 peças históricas e contemporâneas, distribuídas entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos, esculturas, entre outros.
Esta exposição faz o público contemplar sobre os modos de vida que desenvolveram o Rio, como a relação entre cariocas e seus visitantes, a miscigenação, as formas de uso e democratização do espaço público, além dos conflitos geográficos, linguísticos, culturais, políticos e econômicos até hoje presentes na cidade desde o século XVI.
Quanto a exposição “Rosana Paulino: A Costura da Memória”, a mostra está como a maior individual já realizada no Brasil e vem ao Rio com 140 obras, todas produzidas ao longo dos seus 25 anos de carreira. A exposição foi assinada por Valéria Piccoli e Pedro Nery, responsáveis por trazer algumas esculturas, instalações, gravuras, desenhos e outros suportes, cujo objetivo é mostrar a busca da artista quanto ao enfrentamento relacionado às questões sociais, com destaque da mulher negra na sociedade brasileira.
Os trabalhos foram produzidos entre os anos de 1993 e 2018, com abordagem nas situações decorrentes do racismo e dos estigmas deixados pela escravidão.
Já a exposição intitulada “Mulheres na coleção MAR” traz um recorte de obras de mais de 150 artistas brasileiras e estrangeiras que constituem o acervo do museu. Nomes como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Güler Ates, Marie Nivouliès de Pierrefort, Abigail de Andrade, Louise Bourgeois, Neide Sá, Jenny Holzer, Leila Danziger, Regina Silveira, Vania Mignone e Célia Euvaldo estão presentes na mostra.
A curadoria foi desempenhada com base em um processo cooperativo que englobou mulheres de todos os setores do Museu de Arte do Rio, como seguranças, recepcionistas, produtoras, auxiliares administrativas e de serviços gerais, advogadas, jornalistas, designers, museólogas e gestoras.
A Sala Imersiva “FLUXO” foi inaugurada no dia da abertura oficial do mês gratuito, 25 de maio, no MAR. A instalação de estreia, traz um conceito de experiência sensorial cujo objetivo é explorar o movimento contínuo, fluido e espontâneo. Ao imergir na sala enegrecida, o visitante constata que suas pegadas deixam rastros que o agregam a um núcleo onde sons e imagens guiados na deslumbrante natureza do Rio aparecem de todos os lados.
Águias, tempestades e constelações são impulsionados através de telas responsáveis por envolver o público e transportá-los para outro espaço-tempo, fora da história, livre de começos, meios e fins.
Horário de funcionamento:
Terça-feira: 10h às 19h e de quarta a domingo: 10h às 17h.
de 25 de maio a 25 de junho – entrada gratuita.
Local: Praça Mauá, 5, Centro. Rio de Janeiro/RJ.
Para mais informações, visite: https://www.museudeartedorio.org.br/
Deixe o seu comentário