Monitorias Reforço Escolar se lança no franchising com negócio totalmente on-line

Microfranquia com operação home based tem investimento a partir de R$ 5.990; franqueadora se responsabiliza por ministrar as aulas em todo Brasil por meio de plataforma exclusiva e método de ensino diferenciado

Educação eficiente e pandemia têm sido assuntos abordados com frequência nos jornais, entre as famílias e professores. Não é de hoje que o sistema de educação brasileiro passa por dificuldades e é deficiente, porém com o advento do coronavírus a situação se agravou e mostrou o quão frágil é o setor e o quanto precisa de ajuda.

De acordo com dados do último Censo da Educação Básica do Inep/MEC de 2020, existiam no Brasil 8.829.795 alunos na educação infantil, 26.718.830 no ensino fundamental, 7.550.753 matriculados no ensino médio e 1.936.094 no médio técnico, ou seja, cerca de 47 milhões de alunos da educação infantil até o ensino médio.

Com a chegada da pandemia, boa parte desses estudantes tiveram seu aprendizado comprometido ou pela falta de acesso a recursos para a aula on-line ou por dificuldades de acompanhar as matérias dadas pelos professores.

Oportunidades à vista

Avaliando todo o contexto que a sociedade estava vivenciando, os empreendedores Rafael Rocha, Carolinne Coutinho e Danielle Ratte, sentiram que era a hora de transformar o negócio que já administravam de reforço escolar e aulas particulares, até então presenciais, em franquia e com um modelo diferente do que já havia no mercado.

“Começamos a nossa carreira como professores particulares de forma informal em 2014 e em 2015 resolvemos formalizar o negócio, quando nasceu a Monitorias Reforço Escolar que oferecia aulas particulares e reforço escolar de forma presencial como de costume no mercado. Com o passar dos anos, o negócio foi crescendo e, em 2019, resolvemos que era hora de crescer mais e o modelo de franquias seria o ideal. Começamos a formatar o negócio para ser lançado no início de 2020, mas como dizem, mar calmo nunca fez bom marinheiro. 2020 foi o ano em que a Monitorias realmente sofreu com a pandemia pois a educação como um todo foi deixada de lado e foi a hora de nos reinventarmos”, conta Rafael Rocha, fundador e CEO da rede.

Com um cenário muito diferente do que imaginaram para o lançamento da marca no franchising, os sócios buscaram driblar a crise reformulando e desenvolvendo um modelo de franquia 100% on-line e acessível. A marca foi apresentada de forma tímida ao mercado em agosto/2020 e em apenas seis meses já tinha 19 franqueados atendendo 36 cidades do Brasil.

Modelo de negócio

Com a chegada da pandemia os pais sentiram a necessidade de acompanhamento escolar para suprir a falta de aulas regulares nas escolas. A Monitorias foi idealizada para ajudar esses pais que buscavam assistência especializada para melhorar o desempenho dos filhos na escola e evitar reprovações. Além disso, tem o propósito de facilitar o dia a dia das pessoas para suprir as necessidades dos milhares de brasileiros que buscam por profissionais qualificados para ajudar seus filhos.

Após um ano de pandemia, os alunos já se habituaram às aulas virtuais e apostando na evolução da tecnologia, a Monitorias oferece um modelo de negócio de fácil operação para o franqueado que pode atuar home based trabalhando na prospecção de novos alunos com divulgação e marketing, realizando vendas, agendando aulas para esse aluno, acompanhando as etapas do agendamento, fazendo pós-venda e, novamente, renovando a compra deste aluno.

“No nosso modelo de negócio, mais de 80% dos alunos são de reforço escolar, o que significa que ele faz aulas recorrentes, garantindo uma receita recorrente para o franqueado, acumulando alunos ao longo do tempo”, explica Rocha.

O franqueado pode precificar as aulas conforme cada negociação, tendo a liberdade para trabalhar de acordo com condições de negociação (mais aulas, menos aulas), localização da sua unidade, descontos para alunos mais carentes, entre outros. A tabela de preço da Monitorias possibilita que o franqueado venda suas aulas de R$ 38,00 até R$ 72,00 por aula (cada aula dura 45 minutos).

Ao adquirir a franquia, o franqueado deve comprar mensalmente uma cota mínima de aulas no valor de R$ 600,00 e serão disponibilizados para ele 20 aulas em seu banco de aulas. Estas aulas não expiram e ele poderá vendê-las como preferir. “As aulas são vendidas ao franqueado por pacotes com preços especiais, assim ele pode repassar ao cliente final no valor que desejar. Quanto mais caro ele vender, melhor será sua margem, que pode ser acima de 100%. Por exemplo: Se ele tiver comprado um pacote de aulas por R$ 25 cada, e ele vender por R$ 60, ele conseguirá ganhar R$ 35 em uma única aula (mais de 140%)”, explica o fundador da rede.

Em contrapartida, a franqueadora é responsável por toda área de ensino. Quando a aula chega para a franqueadora (após o franqueado realizar o agendamento pela plataforma), esta aula é direcionada para o professor mais adequado para o atendimento, de acordo com os critérios solicitados pelos responsáveis e franqueado.

Os professores homologados pela Monitorias estão localizados em todo Brasil e passam por um rigoroso processo de seleção para que integrem o time da franqueadora.

“Hoje somos mais de sete mil professores parceiros cadastrados, atuando em mais de 36 cidades, distribuídas em 8 estados brasileiros, e nos orgulhamos de contar com profissionais competentes e satisfeitos com o sucesso do negócio e que nos ajudam a crescer e a transformar a vida de milhares de alunos e professores de todo o Brasil. São prestadores de serviços cuidadosamente selecionados e especializados em diversas áreas, com o respaldo e a segurança de contratar uma empresa reconhecida no mercado brasileiro.  O objetivo do negócio Monitorias é a prestação de serviços voltados à educação com excelência compreendendo reforço escolar, aulas particulares, acompanhamento pedagógico, psicopedagógico, entre outros”, salienta o CEO.

Revolução educacional

A rede possui grande domínio de tecnologia atrelado à educação e tem o intuito de criar uma revolução educacional baseada na tecnologia. “Utilizamos ferramentas inovadoras para fazer isso acontecer e estamos, a todo instante, testando e implementando novas possibilidades de inovações. Além disso, a Monitorias está na vanguarda do reforço escolar on-line, trabalhando em um modelo único e inovador de franquia, possibilitando que nossos franqueados sejam pioneiros neste modelo de negócio.

A premissa da rede é de possibilitar o reforço escolar para todos, sempre a um baixo custo, quebrando paradigmas de que aulas particulares/reforço escolar são caros, o que sempre foi até aqui.

Método de ensino exclusivo

Ao longo do processo de crescimento da marca, os sócios desenvolveram um método de ensino eficiente que envolve avaliação, personalização, aprendizado e suporte para que o processo de aprendizado seja o mais natural, rápido e intuitivo, focado no que o aluno realmente precisa, garantindo um aprendizado dez vezes maior do que aulas convencionais.

“Aplicamos junto aos professores que trabalham conosco três pilares de ensino que são: autoconfiança do aluno, rapidez nos resultados e alegria na condução dos ensinamentos. Nossos professores são escolhidos especialmente para cada necessidade, com formação específica e com habilidades que despertam o interesse do aluno. ​Além disso, oferecemos total segurança e comodidade para a família com aulas on-line”, salienta.

Após cada aula realizada a rede fornece ao aluno informações importantes do desempenho durante a aula para que os responsáveis e franqueados possam verificar como foi a aula. As aulas são ministradas por meio de plataformas de vídeos como Zoom, Skype ou Google Meet utilizando ferramentas de ensino como lousas digitais, vídeos e materiais de apoio.

Cenário promissor para expansão

O segmento de atuação da Monitorias está em evidência em todo o Brasil e por ser um modelo totalmente on-line não há barreiras e todos os perfis de cidades são bem vindos.

A rede dividiu o valor do investimento por número de habitantes onde o “território de atuação” é determinado pelas faixas de 50, 100 e 200 mil habitantes. Um “território” pode ser uma cidade inteira, um bairro ou vários bairros. O investimento inicial é a partir de R$ 5.990, incluso taxa de franquia e capital de giro.

Hoje a rede possui 20 unidades comercializadas, sendo 1 própria na Grande São Paulo e 19 franqueadas nos Estados de Goiás (Anápolis, Aparecida de Goiânia, Valparaíso de Goiás, Goiânia), São Paulo (São Paulo, Araçatuba, São José do Rio Preto), Ceará (Fortaleza), Minas Gerais (Juiz de Fora), Amazonas (Manaus), Paraná (Maringá), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Volta Redonda) e Distrito Federal (Brasília).

“Neste primeiro quadrimestre de 2021, sentimos que as escolas conseguiram se adaptar a esse novo cenário, trazendo novas ferramentas, o que possibilitou avaliar melhor os alunos, cobrar resultados, o que mostrou uma profunda perda no aprendizado, pois o “buraco” deixado por 2020 no conhecimento foi gigantesco”, avalia Rocha.

O empreendedor avalia que 2021 e 2022 serão “os anos” do reforço escolar. “É uma tendência de mercado, as crianças e adolescentes, principalmente, já estão sentindo as lacunas de aprendizado deixadas pela pandemia e isso será refletido por muitos anos. Os próximos anos serão de excelente crescimento e oportunidades no nosso setor”, afirma o CEO.

A Monitorias Reforço Escolar espera terminar 2021 com 100 franqueados e atingir faturamento recorde da rede, R$ 1,2 milhão, superior aos números de antes da pandemia.

Sobre a Monitorias Reforço Escolar

Nascida em 2014, na cidade de São Paulo, a Monitorias iniciou sua expansão em 2020 por meio do franchising. Hoje a rede oferece reforço escolar e aulas particulares por meio de uma plataforma on-line que reúne mais de 7 mil professores parceiros cadastrados em sua base e atua hoje com 20 unidades e 36 cidades atendidas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Ceará, Amazonas e Distrito Federal. Associada à ABF – Associação Brasileira de Franchising, a franqueadora oferece treinamentos constantes e proporciona suporte diário em todas as áreas da gestão da microfranquia, como operacional, administrativa, financeira, vendas, marketing e divulgação. O investimento inicial para ser um franqueado é a partir de R$ 5.990 e pode ser operada por meio de home based.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*