Segundo dados de estudo da Logcomex, foram mais de US$ 37 bilhões comercializados com o exterior, entre janeiro e novembro
Embora o noticiário sempre dê maior destaque para as commodities agrícolas quando se trata de exportação, o minério de ferro segue firme na liderança dos produtos mais exportados pelo Brasil, considerando o valor transacionado. No período de janeiro a novembro de 2021, foram exportados US$ 37,092 bilhões do mineral. Os dados são de um estudo da Logcomex, startup que oferece soluções de big data e automação para o comércio exterior.
A Ásia respondeu por mais de 70% do valor das vendas de minério de ferro proveniente do Brasil. Aproximadamente 64,5% das exportações foram destinadas à China, 7% para Malásia, 4% para Bahrein e 3% para Omã e Holanda cada. A variação cambial favoreceu esse crescimento e também propiciou mais conhecimento geológico e elevou o potencial do País na representatividade internacional.
Em segundo lugar vem a soja com US$ 36,313 bilhões em exportações e, em terceiro lugar, vem a exportação de óleos brutos de petróleo, com US$ 23,822 bilhões.
“A Soja, normalmente, é o produto mais exportado em volume, junto do petróleo e da carne bovina. Só que o minério de ferro tem um valor mais elevado e, por isso, ele acaba saindo na frente quando falamos de montante de dinheiro”, explica Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex.
Sobre a Logcomex
Fundada em 2016, pelos empreendedores Helmuth Hofstatter Filho e Carlos Souza, a Logcomex é uma startup que se propõe a organizar as informações do comércio global para transformar a maneira que as empresas fazem negócios. Oferecendo produtos de automação e Big Data para todos os elos do comércio exterior, a Logcomex atua em duas frentes: inteligência comercial (informações do mercado) e automação de tarefas (com organização e centralização de informações do cliente).
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