Mercado Livre aponta as tendências para presentes no Dia das Mães 2023

Cosméticos e itens de moda para o inverno apresentam crescimento nas buscas pelos consumidores na data

Com a aproximação do Dia das Mães, consumidores e varejistas já começam os preparativos para a data. Um estudo feito pelo Mercado Livre, líder em e-commerce na América Latina, mostrou que 60% dos consumidores começaram a visitar a plataforma com três semanas de antecedência no ano anterior. Em 2023, a movimentação, influenciada pela força da data no setor varejista, é refletida em um crescimento de buscas significativo no e-commerce. O Mercado Livre realizou um levantamento que aponta tendências e preferências de compras para a ocasião. 

De acordo com o estudo, itens de beleza, cuidados pessoais, moda e eletrônicos se destacam nas buscas dos consumidores,  apresentando um aumento significativo de procura no período. 

Na categoria de moda, percebe-se um impacto sazonal grande no momento da escolha. A chegada do outono e a queda nas temperaturas em boa parte do país influenciam nas buscas, em que se destacam peças de inverno, por exemplo. Analisando o mês de abril em comparação a março deste ano, a pesquisa por blusa de lã cresceu 595%. No mesmo período, as buscas por poncho aumentaram 438%, seguidas por blusa de tricô (+335%) eblazer feminino (+81%). Outros produtos que registraram aumentos significativos nas buscas foram  bota ebotas femininas, com um crescimento de 80%. A busca por tênis feminino também apresentou um crescimento no período (+24%).

Já em beleza e cuidados pessoais, uma tendência chama a atenção: perfume para cabelo cresceu 55% nas buscas desde o início de abril deste ano e é um dos cosméticos em destaque, seguido de paleta de maquiagem(+42%), batom matte (+40%) e perfume (+24%).

Itens eletrônicos também costumam ter a preferência dos consumidores durante a data. Isso já se reflete no crescimento de vendas em alguns produtos que são carros chefe em datas presenteáveis, como notebook(+49%), fone de ouvido (+41%) e smartphones (+16%). Olhando para eletroportáteis, airfryer ganha destaque, com um crescimento nas vendas de 73%. Os dados são do mês de abril em comparação com o mesmo mês do ano anterior. 

Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios.

Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com os serviços do Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o ecossistema do Mercado Livre atingiu mais 148 milhões de usuários ativos na região em 2022, sendo 73 milhões de compradores e 3,3 milhões de vendedores, permitindo alcançar 509 visitas, 36 compras e 173 transações a cada segundo.

Em 2022, sua receita líquida atingiu US$ 10,5 bilhões, quando também alcançou US$ 34,4 bilhões em vendas, superando a marca de mais de 1 bilhão de produtos enviados. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre superou a marca de 39 mil colaboradores diretos na região, mais de 15 mil apenas no Brasil, seu principal mercado. Atualmente, é uma das 10 melhores empresas para trabalhar no país, dentre as 10 melhores em tecnologia, sendo ainda a melhor para as mulheres.  

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*