Agência Estadual de Fomento, AgeRio, oferece linhas de crédito com taxas baixas para o segmento
O número de marcas de franquias no Rio de Janeiro cresceu 15% no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Já são 824 redes em operação em todo território fluminense. O levantamento é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que ainda apontou uma expansão de 10% em relação às unidades, totalizando 11.133 pontos de venda no Rio. Esse movimento resultou em um faturamento de R$ 4,1 bilhões no segundo trimestre de 2019, o que representa um crescimento de 5% em comparação com o mesmo período de 2018.
O Estado é o segundo maior mercado de franquias no país, em número de redes, atrás apenas de São Paulo. Para fomentar ainda mais o segmento, a Agência Estadual de Fomento – AgeRio – oferece linhas de crédito com taxas de juros mensais a partir de 0,74%, além do prazo de pagamento de 60 meses e 18 meses de carência.
– O segmento de franquias apresenta vantagens tanto para franqueadores quanto para franqueados. Se, por um lado, ao abrir uma franquia, o empresário adquire um modelo de formatação e de tecnologia já implementados e testados anteriormente, por outro, ao expandir sua rede, o franqueador pode ter a visibilidade da sua própria marca ampliada no mercado – explicou o presidente da AgeRio, Alexandre Rodrigues.
Ainda segundo a agência de fomento, os financiamentos podem ser investidos em itens como taxa de luvas, franquias, royalties de marketing, ampliação/implantação/formatação de franquias e ainda, consultoria para formatação de uma franquia.
Alimentação lidera no Estado
O setor de alimentos concentra, no Rio de Janeiro, a maior parte das franquias (32,7%), seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,6%) e Moda (13,6%). Entre as marcas que já receberam financiamento da AgeRio está a Fábrica de Bolo Vó Alzira. A empresa trabalha em formato de franquias, com cerca de 230 franqueados em todo o Brasil.
A família Braunstein vem apostando neste modelo de negócios desde 2015. Moyséis, já que teve experiência com comércio, viu uma oportunidade de retornar ao mercado por meio da famosa loja de bolos. Um dos filhos conheceu a AgeRio, o que possibilitou a abertura da segunda franquia da marca, desta vez no shopping Rio Sul, em Botafogo.
– Por entender que o mercado de franquia é um modelo estável, que não apresenta tanto risco, resolvi investir meu capital no negócio. A articulação com a AgeRio foi fácil e rápida. Existe uma qualidade no produto, o que agrega valor. Aos poucos, fui observando algumas demandas dos clientes como, por exemplo, oferecer o kit festa, com itens como guardanapo e talheres – contou o empresário, que ainda acrescentou:
– Nas duas lojas da Zona Sul, empregamos, ao todo, entre 10 e 12 funcionários, que se revezam entre os turnos. Em épocas de datas comemorativas, como dia das mães, registramos um movimento maior, assim como nos meses de inverno. Temos o objetivo de ampliar com uma terceira loja nesta mesma região da cidade. O desafio agora é encontrar um ponto de venda que seja favorável ao produto-base, que são os bolos – afirmou Moyséis.
Feira do setor no Rio de Janeiro
Até hoje – sábado (14/09), acontece, Centro de Convenções Sulamérica, na região Central do Rio, a 13 ª Expo Franchising ABF Rio. A edição deste ano tem como destaque o ‘Espaço de Microfranquias’, cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil. Este modelo de negócio, mais enxuto, se torna uma opção de porta de entrada para empreendedores.
Deixe o seu comentário