O fato aconteceu neste sábado (16) e entrará para a história do jornalismo brasileiro
Aos 40 anos, a jornalista Maria Júlia Coutinho, repórter da Rede Globo desde 2007, assumiu a bancada do maior telejornal da emissora no sábado passado, dia 16. Maju será a apresentadora substituta dos finais de semana do Jornal Nacional, sendo a primeira mulher negra a ancorar o telejornal de maior audiência do país.
A trajetória na TV dos jornalistas negros, começou com Heraldo Pereira, que foi o primeiro negro na história a apresentar o Jornal Nacional; seguido de Glória Maria, que já comandou o Fantástico, Globo Repórter e, também, foi repórter do JN; e Zileide Silva, que atua no time de repórteres da casa e faz ponta como apresentadora do vespertino Jornal Hoje aos sábados.
Maria Júlia Coutinho começou a trilhar seu caminho na televisão em 2005, ao comandar programas na TV Cultura, como o Cultura Meio-Dia e o Jornal da Cultura. Na Globo, passou da reportagem para dar as informações sobre meteorologia nos telejornais da emissora em 2013. Pelo extremo carisma, simpatia e informalidade ao transmitir as notícias, Maju conquistou o público com facilidade. Em 2015, a jornalista sofreu ataques racistas na internet, onde contou com o apoio de colegas, – como os apresentadores titulares do JN, William Bonner e Renata Vasconcellos – famosos e dos fãs.
Já em julho de 2017 foi a primeira vez que Maju esteve à frente de um telejornal da Globo. Ela substituiu o apresentador oficial do Jornal Hoje em suas férias. Ano passado, a jornalista passou a fazer parte do elenco do programa Saia Justa, na GNT. Também é apresentadora do Papo de Almoço da Rádio Globo, às quintas-feiras.
A Rede Globo confirmou a informação no dia 13 e, de acordo com o departamento de comunicação da emissora, Maju fará parte do rodízio de apresentadores do noticiário aos sábados. A notícia foi celebrada pelos internautas, inclusive pelo colega Bonner, que publicou a seguinte mensagem em sua conta no Instagram: “Enfim, uma notícia pra alegrar todo mundo. História de talento, de dedicação, de conquista. A equipe e a bancada do JN dão as boas-vindas @majucoutinhoreal”.
Deixe o seu comentário