Maioria dos habitantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro escutam rádio

Em 2022, foi celebrado o centenário do Rádio em terras tupiniquins e a Kantar IBOPE Media divulgou mais alguns resultados do seu estudo anual, o Inside Radio, que reúne informações atualizadas sobre este icônico meio de comunicação. Segundo o estudo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cerca de 83% dos moradores escutam rádio.

A pesquisa ainda destaca que, no Rio de Janeiro, os ouvintes passam em média 4h32 conectados ao aparelho. Esse foi o maior tempo diário registrado entre as 13 Regiões Metropolitanas analisadas na pesquisa. Ademais, 56% dos ouvintes relataram que confiam no meio de comunicação para se manterem informados sobre as notícias do cotidiano, um aumento de 20% se comparado ao período entre 2017 e 2022.

“Ao longo de 100 anos de existência, o Rádio teve que se adaptar em diferentes momentos de sua história para se manter relevante, tanto em termos de conteúdo quanto de plataformas e formatos de mídia. E, como acontece com todos os meios de comunicação atualmente, o Rádio busca um modelo ideal para a realidade do digital, que apresenta uma nova configuração cross media, com múltiplos e convergentes pontos de contato e formatos diversos para engajar a audiência. O Rádio segue forte, presente e essencial na vida dos brasileiros”, disse a Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcantara.

Crescimento na internet

Seguindo a tendência de outros meios de comunicação, que pouco a pouco têm migrado para o ambiente digital, a rádio online tem crescido constantemente em todo o país. Estima-se que ao menos 7,4 milhões de pessoas acompanharam o meio através da internet nos últimos 30 dias. Essa quantidade de ouvintes é aproximadamente 85% superior à registrada em 2019, sendo que a média de tempo em que esse público passa conectado é de 2h45 diárias. 

Nos smartphones, o consumo da rádio online chegou aos 70% – um aumento de 4% em relação ao ano passado. Já os 30% restantes dos ouvintes acompanharam o meio através do computador. Ademais, a junção de diferentes formatos de áudio fez com que o consumo variasse para diversas plataformas, com isso, hoje 20% dos ouvintes acompanham o rádio através do YouTube, por exemplo. Enquanto isso, os podcasts são carro-chefe do rádio online, angariando cerca de 40% dos ouvintes – um aumento de 30% se comparado a 2021.     

Dessa forma, é visível que o rádio tem conseguido se adaptar com sucesso a internet, que possibilitou que esse icônico meio de comunicação experimentasse diferentes formatos e conquistasse um novo público. Algo semelhante ocorre com as plataformas de cassino que aceita cartão de crédito, que visando a comodidade do público, ofertam uma variedade de jogos que anteriormente só podiam ser vistos em estabelecimentos físicos. No entanto, nessas plataformas os jogadores têm a grande vantagem de terem acesso a uma variedade de bônus e promoções, que permitem que eles joguem rodadas gratuitas e até recebam um saldo extra. 

O radialista Edison Silva acredita que as “webrádios” possuem diversas vantagens, o que faz com que esse modelo de transmissão ganhe cada vez mais espaço entre os ouvintes. “O grande diferencial da rádio pela web é que elas funcionam de maneira online e de forma mais simples, pouco importando se o acesso seja fixo ou móvel. Em outras palavras, você pode estar no conforto do seu lar, no trabalho ou até mesmo caminhando pela rua e ouvindo uma rádio de qualquer lugar do planeta, podendo ter acesso aos mesmos programas e conteúdos. Basta você ter uma conexão com a internet. Inclusive utilizar a internet está sendo uma das estratégias das rádios para garantir um maior alcance da audiência, conhecidas assim chamadas de rádio multiplataforma”, relata o radialista. Uma das rádios mais famosas do país, a Jovem Pan, talvez seja a emissora mais bem sucedida a transmitir seus conteúdos através do YouTube. O canal voltado para esportes da emissora no YouTube já conta com mais de 3,4 milhões de seguidores e acumula 1,6 bilhões de visualizações desde a sua criação em 2015. 

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