Macaé: Escolas particulares, taxistas, ciclovia e parquinhos em debate

Aprovada também proposta para investigar roubo do busto de Veríssimo de Melo

A Câmara Municipal de Macaé aprovou cinco proposições na sessão virtual desta terça-feira (8). As votações foram por unanimidade, com exceção do Requerimento 381/2020, de Marvel Maillet (Rede), que sugere ao governo a liberação do funcionamento presencial do setor administrativo das escolas particulares. “Queremos viabilizar as matrículas para o ano que vem, porém, com cuidado para evitar aglomerações, devido à Covid-19”.

Guto Garcia (PSDB) levantou dúvidas sobre se os decretos da prefeitura proíbem o funcionamento das secretarias. “Parece-me que apenas as aulas foram suspensas”. Ele foi questionado pelos colegas e, após consulta, confirmou a proibição por lei a todas as atividades escolares. Porém, Julinho do Aeroporto (PSDB) disse que, por conta do impasse, optaria pela abstenção.

Auxílio aos taxistas

Paulo Antunes (PSDB) foi o autor do Requerimento 190/2020 propondo ao Executivo pagamento de três parcelas de R$ 1 mil aos taxistas da cidade. “Participei de uma reunião com  alguns deles. Com a redução da mobilidade na pandemia, estão passando necessidades”.

Robson Oliveira (PSDB) lembrou que a categoria já sofria com a concorrência do Uber e similares. “O Executivo precisa regulamentar os aplicativos”, observou, considerando que táxis pagam uma série de taxas que não atingem os serviços via internet. Julinho disse que já propôs, com o deputado estadual e ex-vereador Welberth Rezende (Cidadania), essa regulamentação ao prefeito Aluízio dos Santos Júnior (PSDB) para que ele envie um projeto de lei à Câmara.

Ciclovia para o Parque de Tubos

O Requerimento 340/2020, de Márcio Bittencourt (Cidadania), sugere ao prefeito a criação de uma ciclovia ligando os Cavaleiros ao Parque de Tubos.  “Com a menor circulação de ônibus, aumentou o número de ciclistas fazendo o trajeto”.

Marcel Silvano (PT) acrescentou que desde a o alargamento da Amaral Peixoto antes da Lagoa, no sentido Rio das Ostras, o trecho ficou muito perigoso para quem vai de bicicleta. “Infelizmente, não foi levado à frente o projeto de mobilidade urbana, apresentado pela UFRJ, que previa uma estrutura cicloviária para toda a cidade”.

Foram ainda aprovados os requerimentos 374/2020, de Maxwell Vaz (Solidariedade), para apurar a responsabilidade no roubo da cabeça do busto de Veríssimo de Melo, na praça de mesmo nome, e 385/2020, de Guto Garcia, para a manutenção do parquinho do Frade. “Com a flexibilização do isolamento, famílias com suas crianças precisam do local”. Vários parlamentares aproveitaram para apontar falta de iluminação, segurança e risco de acidentes em vários parquinhos e praças da cidade.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*