Programa presente em 330 escolas e atinge mais de 200 mil alunos em todo o Brasil, materiais são estruturados para atender alunos, professores e responsáveis, o LIV está presente na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
O Laboratório Inteligência de Vida faz parte do grupo Eleva Educação, holding que possui a maior rede de escolas de educação básica no Brasil. A criação do LIV (antes chamado Habilidades de Vida) começou em 2015 como um teste nas escolas do grupo, e em 2016 o LIV chegou às salas de aula de novas escolas que adquiriram o programa.
O LIV se destaca como um programa de aprendizado socioemocional que engloba todos os anos da educação formal, desde o ensino infantil até o ensino médio. Presente em 330 instituições de ensino em todo o Brasil, o LIV atinge mais de 200 mil alunos. O programa ocorre como um tempo de aula na grade curricular, e busca se expandir na escola como um pilar socioemocional.
“O programa LIV está inserido na grade curricular, acontece uma vez por semana e contribui para a formação de cidadãos mais completos e preparados para os desafios do século XXI. Nossos materiais promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento. E importante: sem respostas “corretas” ou “esperadas”. A nossa preocupação é sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, de acordo com as particularidades de cada faixa etária”, explica Fernanda Lemos, gerente executiva do LIV.
O LIV não se restringe ao espaço da escola. Os alunos dão continuidade ao processo de aprendizagem socioemocional em casa, junto com os responsáveis, com o auxílio de materiais planejados especificamente para eles. Desta maneira, o programa transborda o aprendizado para todos os âmbitos da vida das crianças e dos jovens, potencializando seu desenvolvimento integral. Já para as escolas parceiras, o programa disponibiliza diversas ferramentas, como a capacitação de professores e coordenadores, assessoria individual ao longo do ano, equipe de psicólogos altamente capacitados, central de relacionamento, ações de marketing e o portal LIV, uma plataforma digital exclusiva com acesso a todo material, vídeos e treinamentos.
“A base do LIV é o tripé professor-responsável-aluno. Todo o material é estruturado para atender a cada um desses participantes de maneira personalizada e de acordo com seus interesses. Por essa razão, utilizamos diversas ferramentas como livros, fantoches, personagens, séries audiovisuais e jogos, que tornam a nossa abordagem mais moderna e engajadora”, destaca Joana London, gerente pedagógica do LIV.
Acreditando no poder de propagação do conteúdo socioemocional, o Laboratório Inteligência de Vida realiza anualmente o Congresso Socioemocional LIV. O evento, que reúne profissionais renomados da área e formadores de opinião, está na 4ª edição e se tornou uma referência no debate de habilidades socioemocionais no país. Já estiveram presentes no evento personalidades como Edgar Morin, Howard Gardner, Paul Tough, George Couros, além dos influenciadores Lázaro Ramos, Flávio Canto, Bernardinho e Ingrid Guimarães. Este é um grande encontro para escolas, convidados do setor de educação aprimorarem seus conhecimentos e discutirem sobre boas práticas do tema.
Educação infantil
Na Educação Infantil, o LIV ajuda as crianças a nomear e reconhecer suas emoções. A partir da inspiração na teoria do psicólogo norte-americano Paul Ekman, são trabalhadas as emoções básicas: medo, alegria, tristeza e raiva. E também o amor, fundamental para o vínculo familiar.
Nas atividades, as crianças são apresentadas a situações vividas no dia a dia por meio de histórias, desenvolvidas pela autora Mirna Portela e ilustradas pelo premiado Laurent Cardon.
Ao longo da leitura, a utilização de fantoches abre o caminho da conversa, deixando as crianças mais à vontade para compartilhar suas experiências. O LIV trabalha também com músicas compostas pela cantora Maíra Martins que conectam as emoções com os mais diversos ritmos musicais: Valsa da Tristeza, Axé do Amor e Baião da Raiva, entre outros.
Fundamental Anos Iniciais
No Fundamental Anos Iniciais, a inteligência emocional continua sendo o foco do LIV. Porém, além do autoconhecimento, o LIV trabalha três outros importantes pilares da teoria do psicólogo Daniel Goleman: autorregulação, relacionamento e empatia. A abordagem é diversificada porque os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, como: ciúme, frustração, animação e arrependimento.
O trabalho é realizado por meio de livros exclusivos da autora Blandina Franco e do ilustrador Carlos Lollo, ganhadores do Prêmio Jabuti. Em cada capítulo, os protagonistas vivenciam situações semelhantes às dos alunos, o que os ajuda na reflexão de cada experiência. O material para os responsáveis também foi feito em conjunto com a autora Blandina Franco e promove uma extensão do conteúdo para o ambiente familiar.
As turmas do primeiro ao quinto ano contam com uma pelúcia, protagonista das histórias do livro do seu ano letivo. Essa pelúcia facilita a expressão e projeção das emoções, possibilitando uma maior interação em sala de aula.
Fundamental Anos Finais
No Fundamental Anos Finais, os alunos são apresentados a diferentes disciplinas e professores, iniciando um processo de maior cobrança em relação ao estudo formal. Em paralelo, vivenciam um momento repleto de transformações: a adolescência. Nesse contexto, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna ainda mais indispensável, facilitando na relação interpessoal, intrapessoal e na vivência de novos desafios do século XXI.
O currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades principais, são elas: perseverança, criatividade,comunicação, proatividade, pensamento crítico e colaboração. Para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades, o LIV trabalha com temáticas e ferramentas conectadas com a linguagem dos alunos. As aulas se dividem em jogos, projetos e seriados audiovisuais, engajando-os ainda mais no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
O grande sucesso do programa nesse segmento são os seriados desenvolvidos exclusivamente para o LIV, que trazem temáticas importantes para serem discutidas em sala de aula. O objetivo é, a partir da conexão dos alunos com os personagens e atores, abordar o socioemocional da maneira mais significativa.
As turmas também recebem um kit exclusivo para levar para suas famílias, composto por um caderno escrito pela socióloga Lourdes Atié – que nos ajuda a pensar sobre os desafios que essa faixa etária apresenta – e um jogo para que todos participem e criem mais e mais memórias afetivas em conjunto. O kit é diferente para cada ano letivo, buscando sempre estimular não só o aluno, mas todos que estão ao seu redor.
Ensino médio
No ensino médio, os alunos são convidados a vivenciar três grandes momentos: Como eu estou? O que me move? Para onde vou?
No primeiro ano, “Como eu estou?” tem como base teórica a mentalidade de crescimento, desenvolvida por Carol Dweck. O LIV partiu da premissa que somos seres em constante transformação. Ao longo do ano, o LIV trabalha quatro temas: “Como eu estou comigo?”, “Como eu estou na escola?”, “Como eu estou na família?” e “Como eu estou no mundo?”. Assim, os adolescentes são estimulados a refletir acerca das inevitáveis mudanças e quais as possibilidades de protagonismo em cada uma dessas esferas.
No segundo ano, com “O que me move?”, os alunos são provocados a pensar sobre como são feitas as escolhas pessoais e profissionais da nossa vida, tendo em vista que: somos responsáveis por nossas escolhas, a “não escolha” também é uma escolha e cada escolha tem consequência(s).
Neste ciclo, os temas escolhidos para debate são: padrão de beleza, amizades, preconceito, família, questões existenciais e profissões.
A grande questão no terceiro ano é “Para onde vou?”. Nesse projeto, O LIV percorre todas as temáticas por meio de uma dupla abordagem – individual e coletiva – garantindo, assim, um aprofundamento reflexivo sobre os processos atuais e futuros de cada um, bem como uma despedida acolhedora do grupo. O material ainda oferece instrumentos práticos e acessíveis para os momentos de urgências próprios dessa época da vida, como técnicas de gestão de tempo e estratégias de manejo de ansiedade.
O LIV trabalha também nos três anos com um material focado na família e enviamos para os alunos uma edição da Revista Rumos, conteúdo feito pelo LIV para ampliar debates com os alunos dessa faixa etária.
Para engajar os alunos, a Youtuber Jout Jout, por meio de vídeos exclusivos, apresenta temas que ajudam nas escolhas pessoais. Outro parceiro do LIV é o Memoh, negócio social que promove a equidade de gênero a partir da reflexão do homem sobre seu modo de agir consigo, com o outro e com a sociedade.
LIV e a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um dos temas mais comentados no universo da educação brasileira nos últimos três anos, chega oficialmente às escolas públicas e privadas do país neste ano de 2020. O documento, cuja lei foi homologada em 2018, estrutura o conjunto de conteúdos mínimos a serem considerados na Educação Infantil e Ensino Fundamental, tornando-se, então, o principal norteador para as escolas.
Além dos conteúdos curriculares tradicionais, como Matemática, Linguagens e Ciências, dentre outros, a BNCC também insere nas aprendizagens essenciais do currículo nacional as chamadas competências gerais, que englobam habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais visando um amplo desenvolvimento do estudante. Segundo o texto da lei, competência é a “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida, por sua vez, dialoga diretamente com essas competências na medida em que tem como objetivo o desenvolvimento da inteligência emocional e habilidades socioemocionais dos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Desta forma, capacitando-os a reconhecer e lidar com as próprias emoções, estabelecer e alcançar objetivos, compreender a perspectiva dos outros e demonstrar empatia, fazer e manter relações interpessoais positivas, tomar decisões responsáveis e seguras. Além disso, o LIV contribui para o exercício da criatividade, comunicação, colaboração, perseverança, proatividade e pensamento crítico.
Sobre o Eleva Educação
O Eleva Educação, uma holding de educação básica com investimento do Gera Venture Capital, nasceu da vontade de conectar as culturas de resultado e aprendizagem, transformando vidas por todo o país. Buscamos fomentar, desde as séries iniciais, uma cultura de aprendizado que contribua para o sucesso pessoal e profissional do aluno. Atualmente, o grupo reúne 11 grandes redes de escola distribuídas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Brasília, Rio Grande do Norte e Recife que somam um total de 70 mil alunos e mais de 5 mil colaboradores.
Deixe o seu comentário