Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói vão se interligar para melhorar o trânsito na Avenida Brasil

Foto: Pablo Jacob

Obra de R$ 500 milhões da Ecoponte para interligar a Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha vai ajudar a aliviar trânsito na Avenida Brasil

A construção de uma alça viária que vai ligar a Ponte Rio-Niterói à Linha Vermelha chegou a 70% de seu total. De acordo com a concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, até dezembro, um viaduto que vai conectar a Ponte Rio-Niterói e Linha Vermelha, estará pronto. À altura do pórtico 3 da Reta do Cais, já dá para ver o viaduto avançando rumo ao Arsenal de Guerra e margeando o Cemitério São Francisco Xavier, no Caju.

Segundo o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, “Essa é obra de meio bilhão de reais que vai aliviar muito o trânsito para chegar à Linha Vermelha e o que vem da Avenida Brasil direto para cá. Hoje, todo mundo sabe, em véspera de feriado é uma confusão danada, e a gente vai acabar com isso. Vai melhorar para a Ponte, para a concessionária e sobretudo para a população. Esse trecho que vai para a Linha Vermelha fica pronto este ano, a alça da Avenida Brasil vai ficar pronta ano que vem. Licenciamento ambiental, cálculo estrutural, projeto de arquitetura, tudo isso feito de acordo com a norma, com a lei, com segurança. E os prazos estão sendo cumpridos. Tudo é um motivo para a gente celebrar este novo tempo do Brasil”.

Crivella voltou a criticar o valor do pedágio na Linha Amarela, ao fazer a comparação com o que os motoristas pagam na Ponte Rio-Niterói. E lembrou que por três vezes a Prefeitura do Rio tentou abrir as cancelas no sentido Barra da Tijuca-Fundão, como forma de ressarcir a população pela cobrança indevida do pedágio, mas que em todas as oportunidades a Justiça agiu em favor da Lamsa, concessionária da Linha Amarela. Cálculos da Prefeitura apontam superfaturamento de R$ 250 milhões no pedágio.

“É importante a gente fazer uma comparação: o pedágio na Linha Amarela custa R$ 15. Aqui na Ponte, custa R$ 4,30 e se paga só em um sentido. Aqui, o pessoal que toma conta da Ponte tem barcos, tem mergulhadores, estão coletando provas em situação muito adversa. Tem um meio altamente agressivo, tem vento para chuchu. É um controle complexo. O tamanho da Ponte é o mesmo tamanho da Linha Amarela. Por que lá custa R$ 15 e aqui custa R$ 4,30? A concessão lá vai até 2037. E já foi provado que nas obras que fizeram em 2010 teve sobrepreço, superfaturamento, corrupção. Ponte Rio-Niterói, hoje para o carioca, é uma lição, é um parâmetro. É uma comparação clara de que nós temos que rever o pedágio da Linha Amarela. E a Prefeitura já fez três vezes uma intervenção e a Justiça fica se metendo onde não tem que se meter. Neste caso deveriam prevalecer os órgãos técnicos da Prefeitura em benefício da população”, explicou o prefeito.

Serão 2.500 metros de um viaduto que passará sobre a Rua Carlos Seixas, no Caju. Ainda há intervalos a serem preenchidos, mas nada que possa atrasar o cronograma das obras. O viaduto chegará à Linha Vermelha na altura Km 3 da via, ao lado de uma fábrica de concreto às margens da rodovia, há um quilômetro do atual acesso para quem sai da Avenida Brasil.

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