Leo Arquitetos: A criatividade a serviço da Arquitetura

Desde criança, Leo Mattos foi considerado entre os familiares como “alguém” criativo, pois gostava de desenhar personagens de desenhos animados e vídeo games por conta própria. De origem humilde e natural do interior de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, foi criado com sua mãe e seu irmão. Aos 15 anos, passou no concurso público no curso de Tecnólogo de Edificações, na Escola Técnica Estadual Henrique Lage. Porém, precisou sair no último período para trabalhar, onde transitou por diversos negócios, como por exemplo vender pipoca na rua durante 2 anos.

Aos 20 anos, passou a juntar o pouco dinheiro para pagar os seus cursos complementares, a fim de ter uma vida melhor. Nesse período, terminou o Ensino Médio e fez novamente o concurso para Tecnólogo de Edificações. A formatura ocorreu em 2008. Antes de se formar, já estava contratado por um escritório de Arquitetura como Projetista. “Foi uma grande oportunidade onde me esforcei muito para aprender o máximo possível em um menor espaço de tempo”, conta.

Após, entrou na faculdade, se formou como arquiteto (onde atuou em diversos escritórios e projetos) e, em 2014, abriu a sua própria empresa. Atualmente, possui 2 empresas: a ArchProgetti, que é especializada em apresentação de projetos de arquitetura em 3D, tendo feito diversos lançamentos imobiliários nos últimos anos, e a Leo & Arquitetos Associados. Na Leo & Arquitetos são criados projetos para os mais variados interesses e gostos, mas principalmente desenvolvimento de projetos residenciais de padrão médio e alto, projetos comerciais de lojas e, eventualmente, empreendimentos relacionados a eventos e casas de shows.

Influências e estilo de trabalho

Leo fala que é influenciado por várias vertentes dentro da arquitetura. Ele brinca dizendo que é um tipo de “neo-eclético”, termo inexistente na área, porém reflete o seu perfil dentro da profissão. “Sou muito influenciado pela arquitetura contemporânea e paramétrica, tenho muito dos conceitos filosóficos de interiores da arquitetura nipônica (japonesa) priorizando o pragmatismo e dimensionamento otimizado nos espaços, integração dos espaços com a natureza, minimalismo e como não poderia ser diferente, muita referência estética e de conforto ambiental do tropicalismo carioca”, afirma.

O arquiteto diz que gosta de usar recurso de transparência, objetos vazados e materiais leves, que facilitem a ventilação e a iluminação natural. Segundo ele, há diversos benefícios nisso. “Se um projeto for bem pensado, não precisa ter luzes acesas durante o dia, diversos equipamentos de ar condicionado para climatizar em dias quentes, entre outros itens”, destaca.

Leo relata que o descanso e a calmaria o inspiram na execução do seu trabalho. “Pode ser um ambiente silencioso, no máximo com alguns sons da natureza ao fundo. Uma noite bem dormida deixando a cabeça descansada, e uma boa dose de café antes de começar… Para mim, esse é o clímax perfeito para criar qualquer projeto”, frisa.

Para ele, a principal característica do seu escritório é a busca constante pelo equilíbrio entre a função estética, custo e uso humano. “Este último item pode parecer estranho, mas é tão importante quanto os demais, porque mesmo que um projeto atenda a função para a qual foi projetada, com espaços adequados e confortáveis,  seja bonito, e tenha um bom custo total, pode ser que se psicologicamente, os usuários não se identificarem com este objeto arquitetônico, não fazendo o uso dele, nada vai fazer com que esta arquitetura atenda o seu propósito de existir”, comenta.

“Costumo dizer que nosso principal serviço é criar espaços que funcionem para o proprietário da maneira com a qual ele espera que funcione, antevendo suas principais demandas e traumas, para que seja eficiente para o propósito para o qual foi pensado”, atesta.

Ele está sempre evoluindo para melhorar a cada dia a qualidade dos seus serviços. “Tenho evoluído ao longo dos anos e quebrado algumas barreiras. Mas, principalmente pela necessidade constante de atualização do mercado de construção civil, seja por novas técnicas construtivas, seja por novas linhas sustentáveis, ou novas capacidades de gestão de recursos, através de financiamentos da construção que abrem mais leques de opções projetuais. Enfim, sempre evoluindo, e acredito que será assim até a minha aposentadoria”, enfatiza.

Projetos para o futuro

Para curto prazo, ele pretende aumentar a produção interna, contratar mais 1 ou 2 projetistas, investir mais em social media, criar mais capital de giro e melhorar o atendimento. Em médio prazo, ele planeja criar um programa de treinamento online. Inicialmente, direcionado para um treinamento interno dos funcionários novatos, com intuito de educar e padronizar o serviço de forma automatizada e não repetitiva.

A plataforma será lançada para o público também em momentos eventuais, em turmas pré-agendadas nos sites, bem exclusivo mesmo. O nome do programa é OPA (O Projetista de Arquitetura) e tem por objetivo aprimorar a qualidade dos profissionais que entram para os escritórios de Arquitetura e Engenharia.

À longo prazo, por sua vez, o arquiteto almeja fundar uma incorporadora voltada para habitações e moradias bem localizadas, com custo mais baixo que o praticado pelo mercado imobiliário e tendo uma margem de lucro menor para mitigar o valor da incorporadora e do projeto bem desenvolvido.

Além disso, o empresário pretende criar um centro social com parceria privada, inclusive com a ajuda de suas empresas. A ideia é que seja localizada na comunidade onde ele nasceu e foi criado. O centro contaria com programas de treinamento de renda rápida, em que a pessoa possa iniciar no mercado de trabalho em uma carreira de sua escolha (serigrafia, garçons, projetistas, jardineiros, eletricistas, pedreiros, pintores, serralheiros, mecânicos, marceneiros ou outras profissões), entre outras atividades esportivas possíveis.

Leo Mattos

Quem deseja saber mais sobre novidades e o dia a dia de trabalho do Leo Arquitetos, além de contratar seus serviços, pode entrar nas redes sociais do seu negócio. O empresário tem a página no Facebook chamada Leo Arquitetos, o perfil no Instagram @leoarquitetos e o seu website: www.leoarquitetos.com.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*