O Janeiro Branco é uma campanha que surgiu em 2014. O objetivo da campanha é chamar a atenção das pessoas e da sociedade para a importância dos cuidados com a saúde mental. O tema de 2024 visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
A campanha já se tornou global, sendo realizada em vários países, como Angola, Colômbia, Japão, EUA, Portugal e outros, ampliando o seu impacto e promovendo a conscientização sobre a saúde mental em escala mundial. A escolha do mês de janeiro se deve ao fato de que, nesse período, as pessoas estão mais propensas a fazerem reflexões, planos e metas para o ano que se inicia. A cor branca simboliza uma folha ou tela em branco, onde cada um pode escrever ou reescrever a sua história.
“Janeiro é o mês que marca o início de um novo ano, um novo ciclo, uma nova oportunidade de recomeçar. Muitas pessoas fazem planos, metas, resoluções e expectativas para os próximos doze meses, mas nem sempre as coisas saem como planejado, e isso pode gerar frustração, decepção, ansiedade e até depressão” – explica a Dra. Gesika Amorim.
A campanha Janeiro Branco promove diversas atividades, como palestras, oficinas, rodas de conversa, caminhadas e muito mais, visando informar, educar e sensibilizar as pessoas sobre os temas relacionados à saúde mental, como prevenção, tratamento, estigma, direitos, políticas públicas, entre outros. Visando também estimular ações de cuidado consigo mesmo e com os outros, incentivando o fortalecimento dos vínculos afetivos, a solidariedade, a empatia e a compreensão. Além disso, a campanha orienta as pessoas a procurarem ajuda profissional quando necessário, seja de psicólogos, psiquiatras ou outros profissionais da saúde.
“A ansiedade é um sentimento de medo, preocupação ou nervosismo diante de uma situação incerta ou ameaçadora. A depressão é um transtorno de humor que causa tristeza profunda, perda de interesse, culpa, baixa autoestima e outros sintomas que afetam a qualidade de vida. Ambas são doenças sérias que precisam de tratamento adequado, pois podem levar a complicações graves, como isolamento social, abuso de substâncias, automutilação e suicídio”. – alerta a Dra. Gesika Amorim.
Janeiro Branco é uma iniciativa que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental e emocional, e incentivar a busca por ajuda profissional quando necessário. Lembre-se que a saúde mental é de suma importância quanto; cuidar de si mesmo é um ato de amor e respeito. Não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda.
A Dra. Gesika Amorim apresenta 5 sugestões básicas, porém, essenciais para o enfrentamento da depressão:
- Procure ajuda médica: Um médico poderá avaliar sua condição e recomendar um tratamento adequado, como terapia e/ou medicação, se necessário.
- Busque apoio emocional: Participar de grupos de apoio ou conversar com um terapeuta pode fornecer um ambiente seguro para compartilhar suas experiências e obter apoio de pessoas que entendem o que você está passando.
- Compartilhe com alguém de confiança: Conversar com amigos ou familiares sobre o que você está passando pode trazer algum alívio emocional.
- Cuide de si: Priorize seu bem-estar físico, praticando exercícios, mantendo uma alimentação saudável e dormindo adequadamente.
- Evite o isolamento: Mantenha-se conectado com outras pessoas e participe de atividades sociais que lhe tragam prazer, mesmo que pareça difícil no momento.
Dra Gesika Amorim é Mestre em Educação médica, com Residência Médica em Pediatria, Pós Graduada em Neurologia e Psiquiatria, com formação em Homeopatia Detox (Holanda), Especialista em Tratamento Integral do Autismo. Possui extensão em Psicofarmacologia e Neurologia Clínica em Harvard. Especialista em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental; Homeopata, Pós Graduada em Medicina Ortomolecular – (Medicina Integrativa) e Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.
Insta: @dragesikaautismo
Deixe o seu comentário