IR 2020 – Prestação de contas começam no início de março

O Carnaval já chegou, todos estão em ritmo de festa, mas fiquem ligados. Na primeira semana pós folia, precisamente no dia 2 de março, os foliões tem que estar com todos os documentos, recibos de pagamentos e informes de rendimentos organizados para fazer a declaração do Imposto de Renda 2020. O prazo começa no dia 2 de março e vai até dia 30 de abril.

Uma das novidades deste ano está no fim da dedução dos gastos de patrões com a previdência do trabalhador doméstico. Quanto as restituições, serão pagas em cinco lotes e não mais em sete lotes. A liberação do primeiro lote ocorrerá no mês de maio, e as demais em junho, julho, agosto e setembro.

Segundo Diretor da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, “por mais que o início do prazo seja em março, é importante se antecipar e já separar documentos, garantindo a melhor restituição ou menor pagamento e minimizando os riscos de malha fina”, esclarece.

De acordo com a Receita Federal, o valor da multa para o contribuinte que não entregar a declaração no prazo ou fora dela, será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo equivalerá a 20% do imposto devido.

Vale lembrar que os contribuintes que fizerem a declaração no início do prazo, sem nenhum tipo de erros, omissão de informações ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Os idosos, portadores de doenças graves e deficientes têm prioridade.

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*