Incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso

Foto: Daniel Castelo Branco

De 289 pacientes que estavam internados na unidade, três morreram, 143 foram transferidos e 144 serão levados para outros hospitais

O incêndio começou no subsolo do hospital, que possui estruturas prediais mais antigas, onde estão localizados geradores de energia e almoxarifados, uma combinação muito volátil quando não há a devida proteção. Apesar do alarme referente às chamas, o treinador de brigadas de incêndio alertou para o principal perigo: a fumaça.

O Hospital de Bonsucesso não tem o documento de vistoria do Corpo de Bombeiros, e isso significa um sinal de portas interditadas. “Primeiro, tem que ser emitido o certificado de aprovação, o CA. Uma edificação sem isso não era para estar funcionando, não tem fiscalização”, afirma Wesley Pinheiro, especialista em prevenção e combate a incêndios. Ainda segundo ele, a corporação poderia ter sido mais incisiva no pedido de fechamento do hospital.

A assessoria do Hospital informou, na noite desta terça-feira, que todo o prédio será evacuado e os pacientes transferidos para outras unidades do estado do Rio, de acordo com disponibilidade. Três pacientes que estavam internados na unidade com Covid-19, morreram, 143 foram transferidos e 144 serão levados para outros hospitais.

O volume de fumaça, cheiro forte e combustão ainda não foram controlados. O subsolo, onde o incêndio começou, é interligado aos outros seis prédios, podendo apresentar riscos aos pacientes.

O trabalho dos bombeiros está prejudicado porque o prédio onde aconteceu o incêndio está sem energia elétrica. Eles estão usando um gerador para iluminar o local para poder continuar o trabalho.

Bebês que estão no berçário e na UTI serão levados pela ambulância do programa Cegonha Carioca, que está no local neste momento.

*em atualização

Fotos: Daniel Castelo Branco

Deixe o seu comentário

Comente

Seu e-mail não será publicado.


*