A área precisou ser isolada por policiais, e turistas que estavam dentro do monumento medieval, tiveram que sair às pressas. A torre desmoronou em meio às chamas
Nesta segunda-feira (15), um enorme incêndio atingiu a Catedral de Notre Dame, localizada em Paris, um dos importantes símbolos e um dos pontos turísticos mais visitados da França.
Primeiramente, o fogo foi relatado pelas redes sociais. Ainda não se sabe a causa do acidente, mas há suspeita de estar ligada a uma obra que estava sendo realizada no telhado.
A Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em sua conta no Twitter, anunciou no exato momento, que um incêndio terrível estava acontecendo na Catedral de Notre Dame. “Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas. Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança”, escreveu.
A Polícia isolou a área, e ordenou a saída de turistas que haviam dentro da Catedral. O acesso a Île de la Cité foi completamente fechado. A Procuradoria de Paris iniciou uma investigação para analisar as causas do incêndio, cerca de uma hora após o princípio do fogo.
De acordo com o porta-voz da Catedral, Andre Finot, a estrutura da Catedral, parte construída no século 13, e outra construída no século 19, foi queimada completamente. Andre relata que o início do incêndio se deu por volta das 18h50min, horário local.
Os bombeiros não conseguiram garantir, devido à proporção das chamas, se seria possível salvar o prédio. Considerado um “incêndio difícil”, visto que parece ter atingido o andaime instalado no telhado, cerca de 400 bombeiros trabalharam nesta grande operação tentando controlar as chamas, que afetaram sobretudo a torre central da catedral, parte mais visitada pelos turistas diariamente.
Houve também presença de chamas nas duas torres dos sinos, segundo testemunhas locais. Outras testemunhas, em redes sociais, mostraram que parte da Torre Central caíram em meio às chamas, juntamente com o telhado que estava em reforma.
Segundo o jornalista da revista francesa “Paris Match”, Nicolas Delesalle, todas as Obras de Arte da Catedral foram salvas. “O tesouro da Catedral está intacto, a Coroa de Espinhos, os Santos Sacramentos”, informou. As informações foram passadas por um Padre chamado Fréderic, Sacerdote na Notre Dame há dois anos.
A brasileira Mariana Souza, 33 anos, estava em frente à Catedral minutos antes do início do fogo na igreja. “A gente saiu de lá, e cinco minutos depois olhamos para trás, o negócio estava pegando fogo. Não ouvi nenhum barulho, só vimos muita fumaça mesmo”, contou.
A carioca Bruna Bahiana, 24 anos, passava próximo da Catedral quando começou o incêndio.
“Quando cheguei à ponte, para passar, já estava fechado”, relatou Bruna – que também conta que “não tinha como andar, muita gente na rua, ambulâncias, muitos carros atrapalhando a circulação. Muito estresse”. A carioca vive na cidade há três anos.
Geograficamente, a Catedral de Notre Dame está rodeada pelas águas do Rio Sena. É uma das mais famosas do mundo. Testemunha dos grandes eventos na história da França, desde sua fundação, a Catedral testemunhou o nascimento de 80 Reis, 2 Imperadores e 5 Repúblicas, além da participação da França em duas Guerras Mundiais.
A Catedral começou a ser construída em 1163 e só foi concluída 180 anos depois. Em 1431, com as obras já concluídas, um menino de dez anos, com saúde delicada, Henrique 6º, da Inglaterra, foi coroado Rei da França.
E em 1804, ao som dos tubos do grande órgão da Catedral, Napoleão foi Coroado Imperador dentro dela.
Deixe o seu comentário