O prédio da Câmara dos Deputados recebe iluminação verde, de quinta (20) a sábado (22), pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio). O objetivo da data é estimular ações de conscientização sobre a doença e o diagnóstico precoce para evitar perda da visão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata.
Glaucoma
O glaucoma é uma neuropatia óptica que não tem cura, mas que pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. A doença é progressiva, assintomática até seus estágios avançados e, se não for tratada, provoca lesões irreversíveis. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de conter o glaucoma.
Há fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como aumento da pressão intraocular, idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra, diabete e hereditariedade.
SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece consultas, exames de diagnóstico, acompanhamento, tratamento oftalmológico e cirurgias para alguns casos. Alguns medicamentos estão no programa Farmácia Popular. Desde 2020, o SUS possui na lista de exames disponíveis a Tomografia de Coerência Óptica – uma tecnologia computadorizada de imagem que compara as medidas das fibras nervosas dos olhos com parâmetros de um olho saudável. O exame revela imagens de vários aspectos e várias camadas da retina e, a partir dessas imagens, é possível fazer o diagnóstico correto.
Deixe o seu comentário