O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou durante pronunciamento nas redes sociais, que um hotel no Centro de Niterói, com capacidade para 70 pessoas, começou a receber moradores de rua para a quarentena. A iniciativa de arrendamento do hotel por parte da Prefeitura de Niterói, tem como objetivo o combate ao avanço do coronavírus na cidade.
“Já recebemos neste primeiro dia, 15 moradores de rua. Uma notícia muito positiva. Essas pessoas, evidentemente, estão precisando deste suporte e nós vamos, também, através desse acolhimento, fazer o atendimento de saúde e de assistência social para eles”, disse o prefeito. Rodrigo Neves acrescentou que a população pode ligar para o telefone 153 caso verifique algum caso de pessoa vivendo em situação degradante. Equipes da assistência social irão até o local convencer o morador de rua a aceitar o acolhimento.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, explicou que cada morador encaminhado para o hotel assinará um termo de compromisso para cumprir a quarentena no local.
“Neste hotel, essas pessoas receberão alimentação e terão todas as condições de fazerem o isolamento social com segurança. Além dos abrigos do município, agora elas contarão com mais esse espaço, ampliando o número de vagas para o acolhimento”, pontuou Grael.
O prefeito Rodrigo Neves destacou ainda o Programa Renda Básica Emergencial, que vai oferecer para 35 mil famílias, que estão no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal em Niterói, um auxílio de R$ 500 por três meses (abril, maio e junho). Segundo o secretário Axel Grael, a distribuição dos cartões deve começar a partir do próximo dia 20. “Estamos trabalhando na organização para que essa entrega seja feita de uma forma que evite grandes aglomerações, garantindo a segurança de todos
A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, informou que já está no ar o site para consulta do cronograma de entrega dos cartões para o pagamento do auxílio de R$ 500, por três meses, aos Microempreendedores Individuais em situação regular e que se cadastraram para requerer o benefício. A retirada será feita entre os dias 13 e 17 de abril. Os cartões serão entregues por ordem alfabética e ao longo da semana, para evitar a aglomeração de pessoas no local da retirada.
“É fundamental que as pessoas só compareçam no local, no dia e hora marcados e com seu documento de identidade e recibo impresso. Tudo foi organizado para evitar aglomerações”, afirmou a secretária, que ressaltou que os cartões só receberão os créditos no dia 23 de abril.
Número de casos – Niterói tem hoje 65 casos confirmados, dos quais 18 estão hospitalizados sendo 10 em UTI, e 23 em isolamento domiciliar. Existem, até o momento, 23 recuperados e um morto. O prefeito Rodrigo Neves ressaltou o crescimento de óbitos no Brasil e na cidade do Rio de Janeiro, em comparação com Niterói.
“Em 22 de março, um dia antes de começarmos o isolamento social em Niterói, nós tínhamos um óbito na cidade do Rio de Janeiro e um em Niterói. Hoje o Rio tem 36 mortes e Niterói não registrou mais nenhuma. Graças à conscientização da maioria dos cidadãos, que estão fazendo o isolamento social, nós estamos conseguindo vencer essa batalha contra o coronavírus. O ato de ficar em casa, levado a sério pela população de Niterói, está fazendo a diferença”.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou que a vacinação contra gripe segue suspensa, enquanto o município espera a chegada de uma nova carga do ministério da saúde, prevista para segunda-feira. Por isso, a campanha será retomada na terça-feira.
Restrições de acesso – Neste sábado (04) entram em vigor as novas medidas de restrição de circulação nas ruas de Niterói. O secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, explicou que oito barreiras de fiscalização serão montadas nos principais acessos a Niterói, a partir das 6h, com efetivo da NitTrans, Guarda Municipal e do programa Niterói Presente.
“É importante ressaltar que os táxis de outros municípios não poderão entrar em Niterói. Se algum morador estiver vindo em táxi de outro município, é importante levar um comprovante de residência e documento com foto para ter a passagem liberada”.
O prefeito Rodrigo Neves lembrou que a janela de uma semana para o funcionamento de lojas de materiais de construção e oficinas mecânicas se encerrou nesta sexta-feira (03), e os estabelecimentos não poderão ser reabertos a partir deste sábado.
O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique Moraes, pediu que a população continue participando, com denúncias para o telefone 153 sobre locais que não estejam desrespeitando determinações do município, gerando aglomerações e, consequentemente, maior risco à população.
Deixe o seu comentário