Projeto anti-desperdício oferece ao consumidor a experiência de salvar um alimento
Estima-se que cerca de 41 milhões de toneladas de alimentos são descartadas no Brasil anualmente, o equivalente a um terço da produção do país, de acordo com o World Resources Institute (WRI).
Indo na contramão do excesso de descarte, a rede Hortifruti Natural da Terra fez uma parceria com a startup Food to Save, que tem como objetivo combater o desperdício alimentar do varejo. Na iniciativa, são selecionados alimentos próximos ao vencimento, que já sairiam do ponto de venda pelo processo padrão da companhia, que são disponibilizados no app da Food to Save com 50% de desconto.
O formato são sacolas surpresas, em que o cliente não sabe quais produtos irá receber. No caso do Hortifruti, as sacolas são anunciadas por categoria “Hortifruti”, que são FLVs ou “Supermercado”, que são produtos diversos de mercearia e laticínios. Atualmente, a solução está presente em 52 lojas.
Esta iniciativa já ajudou a reverter o desperdício 32mil kgs de alimentos e de 54mil kgs de CO2. Existem 3 categorias que são endereçadas pelas cestas, são elas: FLV (Frutas, Legumes e Verduras), Mercearia e Laticínios. A rede tem um aproveitamento de mais de 90% das sacolas que sobem no app da Food To Save. Até o momento, foram salvas cerca de 35 toneladas de alimentos através da iniciativa.
Deixe o seu comentário