Escola que é orgulho dos moradores de Manguinhos ganhou 12 canteiros com hortaliças que serão cultivadas e consumidas pelos 1.250 alunos
Ao retornar às aulas na próxima segunda-feira, os 1.250 estudantes do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos, na Zona Norte, vão encontrar uma horta escolar como parte das novidades para o próximo ano letivo. A escola é a primeira a ser reformada pelo Cidade Integrada, implementado pelo Governo do Estado do Rio. As regiões do Jacarezinho e da Muzema são as primeiras a receberem o programa.
O plantio de 16 canteiros é uma iniciativa das secretarias estaduais de Educação (Seeduc) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. O cultivo das plantações será continuado pelos próprios estudantes, que poderão consumir as verduras na merenda servida pela escola.
– Vamos unir o útil ao agradável. Ao mesmo tempo que os alunos terão aulas de cuidados com a natureza, de cultivo de hortaliças, também poderão consumir o que produzirem – destacou a diretora-geral da unidade, Ângela Guedes.
Alface, cheiro verde, tomate, almeirão, chicória, couve e agrião são algumas das verduras já plantadas. Parte dos canteiros, segundo Ângela, abrigará o plantio de flores de diversas espécies, como rosas e tulipas.
A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ) já iniciou a recuperação do prédio, localizado na Avenida Dom Hélder Câmara, número 1.184. Instalação de placas de sinalização nas 14 salas de aula, limpeza geral do imóvel e recuperação total do refeitório, estão em fase adiantada, assim como restauração das piscinas, jardinagem e recuperação de falhas em reboques nas paredes e pisos.
Deixe o seu comentário