A massa de calor que atinge a Argentina está chegando ao Brasil. Descrita como “domo de calor” – que significa bolha de calor, o fator ocorre quando uma massa de alta pressão permanece sobre a mesma região por dias ou até semanas, mantendo bastante ar muito quente por baixo.
O calor deve se intensificar e avançar pelas cidades brasileiras ao longo dos próximos dias, especialmente na região Sul do País, segundo previsão divulgada pela MetSul Meteorologia. Como reflexo disso, as temperaturas máximas devem ficar perto ou até acima dos 40ºC em municípios gaúchos. No Rio de Janeiro, as temperaturas chegam aos 35°C, com sensação de 38°C. A Argentina completa mais de dez dias seguidos com marcas acima de 40ºC.
Entretanto, com a situação, regiões de seca no país serão ainda mais prejudicadas. No Amazonas existem comunidades que não possuem água potável de fácil acesso, onde muitas vezes são necessárias longas caminhadas até chegar nas nascente dos rios. O Sertão do Alagoas também se encontra na mesma condição.
Sendo assim, instituições estão realizando projetos para auxiliar essas pessoas.
A ONG Visão Mundial, organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos, está realizando ações para combater e minimizar os impactos ambientais, como instalação de captação e filtragem vinda dos principais poços locais das regiões mais afetadas.
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial é uma organização humanitária que atua no Brasil há mais de 40 anos. Presente em mais de 90 países, a organização trabalha para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, com foco na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
A Visão Mundial atua em parceria com famílias, comunidades, governos e outras organizações para criar um ambiente seguro e saudável para que as crianças possam crescer, aprender e se desenvolver. Saiba mais em www.visaomundial.org.br.
Deixe o seu comentário